Início Destaques Macris: o mensalão não é uma obra de ficção

Macris: o mensalão não é uma obra de ficção

O deputado federal e vice-presidente do diretório estadual do PSDB, Vanderlei Macris, disse, em entrevista ao site do PSDB-SP, que espera que o julgamento do Mensalão, que começou na última quinta-feira (2), seja isento por parte Supremo Tribunal Federal (STF). Para Macris, as declarações do PT de que o Mensalão não existiu “chega a ser falta de respeito com as pessoas” e que “o PT vive em um mundo de fantasias”.
Leia abaixo a entrevista completa com o deputado Macris:

PSDB-SP: Deputado, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, na última quinta-feira, os 38 réus do processo domensalão. O que devemos esperar do julgamento do maior escândalode corrupção do país?

Vanderlei Macris: O que nós brasileiros esperamos é uma resposta efetiva a este que foi sem dúvidas o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Temos confiança no Supremo Tribunal Federal, que deverá fazer um julgamento isento, mas com todo rigor necessário para que os culpados sejam punidos.

PSDB-SP: O Brasil ainda é uma República recente, em aprimoramento. De que forma o senhor avalia que o julgamento do mensalão influenciará a história política do Brasil?

VM: Já está influenciando. A sociedade demonstra, cada vez mais, que está atenta eque não admite desvios de conduta de seus representantes. O julgamento e a punição dos responsáveis pelo Mensalão também reforçará aos brasileiros a importância e a credibilidades das instituições, que sempre devem ser preservadas.

PSDB-SP: O senhor acredita que políticos direta ou indiretamente envolvidos no caso, como o ex-presidente Lula, possam influenciar, de alguma maneira, na decisão final do julgamento?

VM: Está claro o desespero do PT em ver o Mensalão ser julgado. Chega a ser falta de respeito com as pessoas as recentes declarações do Partido dos Trabalhadores em insistir que o Mensalão não existiu, quando são fartas as provas sobre este esquema de corrupção, que ocorreu nas barbas do ex-presidente Lula. Pelo que acompanhamos há interferência, mas, também, existe pressão de toda sociedade, que tem conhecimentos dos fatos e quer Justiça.

PSDB-SP: Uma possível mobilização de setores ligados ao PT, como a UNE e a CUT, seriam capazes de interferir no processo de decisão do Supremo?

VM: Acredito nas instituições e tenho convicção de que apesar de eventuais pressões, o STF dará a resposta que o povo brasileiro tanto aguarda.

PSDB-SP: O PT já mudou algumas vezes sua versão sobre o mensalão. O ex-presidente Lula, inclusive, chegou a pedir desculpas aos brasileiros, mas depois de passada a crise afirmou que o mensalão nunca existiu. Que lição a sociedade deve tirar deste episódio?

VM: O PT parece viver um mundo da fantasia, que é bem diferente da realidade que as pessoas vivem. Infelizmente o Mensalão não é uma obra de ficção. Foi um esquema real, que teve claro objetivo de compra de votos de parlamentares com recursos públicos. A mudança de discurso do PT mostra o desespero do partido em ver o “mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção flagrado no país”, usando as palavras do procurador Roberto Gurgel, ser julgado. No episódio do Mensalão, a sociedade deu mais uma amostra que não é manipulável e que não tolera mais corrupção. É exatamente esta sensação de indignação da sociedade que faz estabelecermos um país mais justo.

PSDB-SP: Qual sua expectativa para o julgamento do mensalão?

VM: Espero que os responsáveis por este esquema criminoso, que tanto envergonhou nosso país e sociedade, sejam exemplarmente punidos. O Supremo Tribunal Federal deve julgar com isenção, de forma séria e rigorosa. O Brasil precisa se livrar das irregularidades e das tramoias que há uma década tem destruído o país. Assim, espero que haja justiça e que ela prevaleça.

Artigo anteriorConheça as penas às quais estão sujeitos os mensaleiros
Próximo artigoCarlos Roberto participa de encontro com trabalhadores em Guarulhos