Início Destaques “O PSDB vem seguindo uma linha de trabalho muito séria e com...

“O PSDB vem seguindo uma linha de trabalho muito séria e com resultados”, diz Ary Fossen

PSDB – Deputado, quais são as prioridades deste seu mandato?

Desde que entrei na vida pública, a dinâmica é trabalhar pelo bem comum da população. Como prioridades, temas ligados à educação, saúde, segurança, política para os idosos e mobilidade urbana são os itens que elegi em minha atuação política. Desde a posse em março de 2012, além da participação nas sessões de Plenário, apresentação de Projetos de Lei, também tenho a missão de auxiliar os prefeitos e vereadores da região onde obtive maior votação na interlocução com as secretarias e órgãos de Governo, e, às vezes, até com o governador Geraldo Alckmin.

PSDB – Fale um pouco da ajuda que tem conseguido para as entidades de Jundiaí e também para as Prefeituras do Aglomerado Urbano.

É um trabalho que não pode ser interrompido, afinal essas entidades ajudam o Estado na realização de serviços que ele não alcança. Além disso, destinar recursos para as entidades é gratificante, pois ver que estamos ajudando pessoas com dificuldades e todos os assistidos por essas entidades, não tem preço. Também estamos atuando muito forte para ajudar as prefeituras do AUJ, que precisam de obras de infraestrura em diversos segmentos como saneamento basico, pavimentação, etc, além de equipamentos para melhorar os serviços públicos para o cidadão.
PSDB- O Governador Geraldo Alckmin acabou de autorizar o início das atividades do AME Jundiaí. Fale da sua participação nessa conquista.

Tanto o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) quanto o Hospital Regional foram projetos iniciados na minha gestão como prefeito de Jundiaí (2005-2008) e que estão sendo concluidos no governo do Miguel. O governador de SP da época, José Serra, nos deu a notícia desses dois equipamentos para Jundiaí durante a ampliação da FATEC, de 04 para 12 salas de aula, anunciando também que teríamos um Poupatempo na cidade, compromisso este que foi cumprido. Assim, disponibilizamos o prédio para a instalação do AME, que foi todo reformado e adaptado para atender com qualidade os usuários do serviço público de saúde. Neste local funcionava o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e fizemos sua mudança para um imóvel no Anhangabaú, dando melhor conforto no atendimento à população. O AME vai funcionar como o modelo do poupatempo, que presta serviços rápidos para o cidadão e vai ficar melhor ainda quando o Hospital Regional já estiver funcionando.

PSDB – E quando o Hospital Regional começa?

As tratativas para implantação de mais um hospital na região começaram em 2007, quando o então governador José Serra pediu que o secretário da Saúde, Dr. Barradas, me chamasse em uma audiência para definir o projeto. Dessa forma, desapropriamos o prédio da Casa de Saúde, que já não estava mais operando. O governador Geraldo Alckmin continuou o projeto definido por Serra e, no dia 13 de março deste ano, ele autorizou a abertura do processo licitatório para contratação das obras de reforma e ampliação do prédio que desapropriamos. Serão investidos R$ 37 milhões inicialmente e a obra deve levar em torno de 24 meses. Ao todo, o Hospital Regional contará com  cerca de 130 leitos, sendo 18 novas UTI. Com isso, iremos desafogar o Hospital São Vicente que, com certeza, é um dos melhores hospitais públicos do Estado e do país, porém sofre com o grande número de atendimentos de to da a nossa região. Aliás, trabalho com prioridades, ajudando o prefeito a trazer para a cidade os serviços que as pessoas precisam. Foi assim também com o Hospital São Vicente de Paulo, quando fizemos o Pronto Socorro do Idoso, o Pronto Atendimento e o Centro de Oncologia, um dos mais modernos do país, que serve para tratar pessoas com cancer.


PSDB – Mudando o foco agora para transporte, o que é este projeto do Expresso Jundiaí SP?


O Expresso vai garantir mais conforto e agilidade aos moradores das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí que trabalham ou estudam na capital. Sou do tempo que o transporte ferroviário tinha uma grande importância para o país, e o governador Geraldo Ackmin entende que esse meio de transporte precisa de investimentos para servir de opção ao transporte rodoviário. E é o que vai acontecer em Jundiaí e em todo o Estado de São Paulo. Essa nova linha, que deverá transportar cerca de 20 mil pessoas por dia, está em fase de finalização do edital e de aprovações ambientais. As obras estão previstas para começar em 2014. Para tanto, será construída uma nova estação ferroviária, que ficará próxima à atual, na Vila Arens. Haverá uma interligação entre elas, assim como com o terminal de ônibus da Vila Arens, além de um estacionamento cujo número de vagas ainda será definido. O trem sairá de Jundiaí e terá a única parada na estação do futuro complexo da Água Branca-Barra Funda, na zona oeste da capital, que terá interligação com o Metrô. O expresso contará com uma linha férrea exclusiva e serão construídos 17 Km de túneis ao longo do trajeto. A tarifa, segundo o diretor Silvestre Ribeiro, será diferente da cobrada atualmente pelo transporte ferroviário da CPTM, mas ainda não há estimativa de valores.

PSDB – Deputado, nesse mês o senhor se reuniu com o superintendente de Relações Institucionais da Uni versidade de São Paulo (USP). Existe a possibilidade de Jundiaí ter uma universidade pública?


Jundiaí não é mais aquela cidade pequena que está entre São Paulo e Campinas. Crescemos muito, ordenadamente, e ganhamos importancia ainda maior com a criação da Aglomeração Urbana, que tem cerca de 800 mil habitantes. Os nossos jovens merecem opções de ensino superior público de qualidade. Em Jundiaí temos a FATEC (Faculdade de Tecnologia), que tenho orgulho por ter conseguido trazê-la para a cidade. A conquista da Fatec foi realizada com um trabalho intenso junto ao governo do Estado, demonstrando a ele que o município tinha muitas empresas e essas estavam sempre precisando de trabalhadores qualificados. Deu certo. Mas, recomeçamos a luta para trazer uma faculdade pública para Jundiaí. Tivemos uma reunião com o superintendente de Relações Institucionais da USP, Professor Wanderlei Messias da Costa, juntamente com o prefeito Miguel Haddad, para solicitar um estudo da USP para a implantação de um campus em Jundiaí. Ele nos informou que há a possibilidade de uma conversa com os diretores dos próprios cursos e se disponibilizou na articulação dessas audiências. Em breve, pretendo também ter um encontro com o reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), para tratar do mesmo assunto. Além do mais, como Jundiaí é polo do Aglomerado, uma universidade aqui serviria a todas as cidades da região.

PSDB – Quais são as suas expectativas em relação ao PSDB neste ano?

Tanto no diretório estadual como municipal, temos nomes muito competentes no nosso partido. O PSDB vem seguindo uma linha de trabalho muito séria e com resultados. No Governo Estadual, pudemos acompanhar grandes feitos dos governadores Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Graças a Deus, sempre tive grande amizade com todos eles e Jundiaí e região sempre foram vistas com bons olhos por esses governantes. E os resultados estão aí, para quem quiser ver. Em Jundiaí, também tivemos ótimos prefeitos que conduziram muito bem o crescimento da cidade. André Benassi, eu e Miguel Haddad, cada qual ao seu estilo, mas sempre nos preocupamos muito em fazer um bom governo que ajuda a melhorar a vida das pessoas. O atual presidente municipal do PSDB, José Antonio Parimoschi também conduz o partido com muita ética e seriedade. Tendo o PSDB a frente da prefeitura da cidade e do Governo do Estado, é possível estreitar o laço de entendimentos, onde funciono como po nte disso, na Assembleia Legislativa, para que haja interação entre todos e para que a gente consiga trazer mais e novos benefícios para cá. Acredito que a população reconhece o trabalho e os esforços dos governos do PSDB. Jundiaí  é considerada modelo de gestão administrativa e polítca e as pessoas estão acompanhando essa evolução. Assim, me sinto orgulhoso de fazer parte de um grupo tucano, trabalhando, sempre, pelos interesses de toda a nossa região.

(www.psdbjundiai.org)

Artigo anteriorAlckmin fala sobre o início das obras de duplicação da Tamoios
Próximo artigoDilma tenta posar de mocinha após petistas praticarem maiores taxas de juros do mundo por anos