O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) ressaltou nesta segunda-feira (24) a importância do Plano Real para a estabilidade econômica dando a possibilidade ao trabalhador de planejar o futuro. Para comemorar os efeitos positivos do plano ocorrerá nesta terça-feira uma sessão solene celebrando a criação do Real.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco, que comandou o Banco Central (1997-1999), e Elena Landau, do Instituto Teotonio Vilela (ITV), participam nesta terça-feira (25), da sessão solene no Senado.
“Vamos comemorar os 20 anos de lançamento do Plano Real, que não só foi responsável pela estabilização de nossa economia como também devolveu a esperança e a capacidade de planejar o futuro ao brasileiro. É uma herança bendita do PSDB e do governo FHC para a gestão petista, que, infelizmente, não soube dar valor e hoje temos de volta o fantasma da inflação e da economia estagnada”, reiterou o tucano na página dele no Facebook.
No dia 1º de julho de 1994, o Real passou a ser a moeda oficial brasileira. O presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, também estará na sessão solene. A adoção do modelo foi o mais importante passo de um plano que acabou com a hiperinflação no Brasil e criou bases que, até hoje, garantem a estabilidade da economia do país.
Antes do Real, os brasileiros tinham a inflação galopante como parte de seu cotidiano. Em 1992, a desvalorização foi superior a 1000%, o que colocou o Brasil como um dos únicos países a alcançar a marca, ao lado de Zaire, Ucrânia e Rússia.