Início Artigos O vale cultura para qualquer negócio?

O vale cultura para qualquer negócio?

Vale Cultura para pagar a mensalidade da TV a cabo? É bizarra a nova invenção da sra. Marta Suplicy. Já era discutível a própria ideia do vale cultura. Vai servir para incentivar algo da boa arte, da boa cultura, sim, mas vai também subsidiar com dinheiro público indústrias de entretenimento que – não há boa vontade que resolva – não passam de negócios para fazer dinheiro, sem qualquer preocupação cultural.

A novidade é uma demonstração de falta de respeito com o dinheiro público, e mesmo com a arte e a cultura que devem ser incentivados, desde que não sejam tão somente caça niqueis que se aproveitam de uma necessidade própria do ser humano, que é ter um pouco de diversão, não só ser uma máquina produtiva na sociedade.

O vale cultura deve ser para incentivar a ida das pessoas aos eventos e, muito mais, incentivar a criatividade dos artistas de todo tipo.

TV a cabo é uma indústria geradora de lucros. Tão somente. Faz mais entretenimento que cultura, e tem, apenas complementarmente, bons programas culturais e de informação. Dar o vale para elas é retirar da arte e da cultura sérias a possibilidade de ampliar o campo da criatividade que a sociedade precisa incentivar.

E a Dilma aprovou tudo isso? Perdeu, totalmente, o juízo. Tudo em nome de 2014?

Artigo anteriorPIB: para Sampaio, resultado indica governo desnorteado
Próximo artigoAloysio Nunes quer que Dnit se explique no Senado