O Obelisco – Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 – foi reaberto ao público. O monumento, localizado no Ibirapuera, passou por um processo de restauração e modernização. Foram desenvolvidos projetos de acessibilidade, acústica, prevenção, detecção e combate a incêndios, drenagem de água, pavimentação, paisagismo, além de obras relacionadas ao sistema hidráulico, elétrico e telefônico.
“Este é o segundo maior monumento do mundo, menor apenas do que Taj Mahal, na Índia. São 1,932 metros de área e o Obelisco tem 81 metros de altura. É uma obra extraordinária, principalmente pelo que ela sintetiza”, disse o governador Geraldo Alckmin. O investimento total do Governo do Estado no restauro foi de R$ 11,4 milhões.
O projeto de criação do Obelisco é de autoria do ítalo-brasileiro Galileo Ugo Ememdabili. A construção, que ocorreu entre 1947 e 1970, é do engenheiro alemão Ulrich Edler. A obra é tombada como patrimônio histórico da capital e do estado e guarda os restos mortais de combatentes da Revolução de 1932, dentre eles Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo (M.M.D.C).
Do Portal do Governo do Estado