Início Destaques Obras na Linha 5 do Metrô avançam

Obras na Linha 5 do Metrô avançam

Os túneis da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin, ganharam reforço de peso nesta segunda-feira, 4. Com 720 toneladas, o segundo Tatuzão começou o processo de escavação no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a futura estação Adolfo Pinheiro. “É uma grande obra de engenharia, e tudo isso possibilita de 600 a 700 mil passageiros a mais por dia na Linha 5-Lilás do Metrô”, comemorou o governador Geraldo Alckmin.

Esta é a primeira vez na história em que duas tuneladoras trabalham ao mesmo tempo em uma mesma linha. Responsável pela construção dos túneis, o Shield (conhecido como Tatuzão) é uma máquina capaz de avançar em média 15 metros por dia sob a terra. “Nós já tínhamos um Shield operando entre [o poço] Bandeirantes até a Chácara Klabin, e agora o segundo Shield da [estação] Adolfo Pinheiro até Campo Belo”, destacou Alckmin.

Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. “O nível de segurança para uma obra urbana com o Shield é muito grande. O risco de depressões e de parar a obra é menor”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A Linha 5-Lilás do Metrô já possui 8,4 quilômetros de extensão e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Após sua expansão, terá mais 11,5 quilômetros de túneis e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). Há ainda uma expansão prevista até o bairro Jardim Ângela, onde deve haver uma estação de nome homônimo, das estações Parque Santo Dias e São José. Faça um passeio virtual em 3D pelas futuras estações.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorDilma cobra dos aliados um 2014 mais austero
Próximo artigoMara Gabrilli lança sua biografia em Brasília