Parlamentares da oposição prepararam uma surpresa para os líderes do PT que visitavam a exposição sobre a história do partido na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27).
A exposição ocupa o túnel que liga o Salão Verde ao corredor das comissões. Ano a ano, são apresentados os principais fatos da história petista, mas um detalhe chamou a atenção de quem passa pelo local: 2005, o ano em que veio à tona o escândalo do mensalão do governo Lula, foi excluído da festa.
Hoje, por alguns minutos, 2005 voltou ao calendário. Um painel feito pelo DEM sobre mensalão com a foto de Lula e dos petistas envolvidos no processo foi colocado ao lado da exposição. “Eles ‘esqueceram’ de citar 2005. Nós relembramos”, afirmou o líder Ronaldo Caiado (DEM/GO).
Como era de se esperar, o painel gerou protestos por parte dos petistas, que insistem em negar o mensalão, e acabou sendo retirado minutos depois.
Além de esconder o maior escândalo de corrupção da história do Brasil – ou seria vergonha? – o partido fez questão de exaltar na mostra fotografias de José Dirceu e José Genoino, dois dos petistas condenados por formação de quadrilha e outros crimes.
“São 33 anos de história, mas 2005 parece que não existiu. É um partido que omite fatos, não encara a verdade e não reconhece as realizações dos seus adversários. É mais uma atitude típica do PT”, reprovou o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).