Início Bancada Oposição insistirá em CPI Mista da Petrobras

Oposição insistirá em CPI Mista da Petrobras

petrobras31-300x200O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse nesta segunda-feira (5) não ter sentido a existência de duas Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) com o mesmo objeto e confirmou que os oposicionistas vão insistir para que seja instalada apenas uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras.

“A oposição quer que funcione uma CPI mista, com deputados e senadores, porque terá muito mais força política e institucional, além de mais autoridade para averiguar os fatos e identificar culpados”, disse o líder.

Na opinião do senador, os rumos da investigação, mesmo numa comissão mista com maioria governista, vão depender da atitude do PT e dos aliados do partido da presidente Dilma Rousseff.

“Se houver entre os aliados do PT, e eu sei que há, pessoas interessadas em esclarecer a verdade, a CPI vai ter um resultado muito bom, que é tirar a Petrobras das garras daqueles que estão destruindo a empresa”, afirmou Aloysio Nunes.

Reunião

Para esta terça-feira (6), está marcada às 15h30 uma reunião entre lideranças do Congresso para tratar do assunto. Os governistas defendem uma CPI formada apenas por senadores, que pode ser instalada nesta semana. O comando do colegiado já foi definido: a presidência ficará a cargo do PMDB, e a relatoria com José Pimentel (PT-CE).

Se instalada somente no Senado, a CPI terá 13 integrantes. Se for mista, serão 13 deputados e 13 senadores. Nas duas hipóteses, a presidência e a relatoria ficarão com PT e PMDB por contarem com as maiores bancadas.

Do Portal do PSDB no Senado

Artigo anteriorAécio Neves faz palestra em São Paulo
Próximo artigoImbassahy diz que Aécio e Eduardo estão no campo da oposição e, portanto, há “muitas convergências”