Início Artigos Orgulho de ser tucano

Orgulho de ser tucano

José Antonio Parimoschi

Em 2011, o PSDB Jundiaí passou por diversas mudanças, dentre elas, na forma de se relacionar e se comunicar com o cidadão-eleitor. O partido passou por uma reorganização e ficou mais orgânico e dinâmico. Aumentamos o número de filiados, fortalecemos a militância, fomos para os bairros defender as nossas bandeiras e conversar com as pessoas. Criamos núcleos políticos para discutir com os diversos segmentos da nossa sociedade sobre as preocupações e desafios da cidade. E o mais importante: governamos a cidade com responsabilidade. Todas as nossas metas foram atingidas, graças ao empenho e envolvimento de toda a nossa equipe.

Conseguimos mobilizar grupos de pessoas interessadas em criar agendas positivas para o desenvolvimento da cidade, no contexto de um mundo globalizado. Os principais registros que ficaram: as mulheres querem mais participação na política; os idosos mais respeito; os negros lutam por igualdade; os deficientes por mais acessibilidade e oportunidades. O grupo de adeptos da vida saudável quer multiplicar essa boa prática para toda a cidade e os ambientalistas lutam pela preservação da Serra do Japi e dos mananciais que garantem o abastecimento de água. A juventude organizou um ciclo de educação política e bradou por renovação de práticas. A pauta variou de ética a meio ambiente, de redes sociais e representatividade política até o voto distrital. Um avanço num país com tantas carências de valores.

Um novo site foi criado para centralizar todas as informações sobre o partido e sua atuação. Abrimos os ouvidos, literalmente. Fomos os primeiros na região a criar um perfil no Facebook e uma conta no Twitter. A interatividade com os filiados cresceu em volume e qualidade, e despertou o interesse de simpatizantes e não-filiados em debates políticos propositivos e de alto nível. Lançamos uma campanha chamada “Jundiaí: orgulho de ser daqui”, que hoje abriga na TV PSDB mais de 40 depoimentos espontâneos de jundiaienses e moradores que adotaram nossa terra, declarando amor pela cidade.

Além de intensificar os canais de comunicação virtual, percorremos os diversos bairros da cidade. Dialogamos com mais de 500 moradores da Ponte São João, Vila Hortolândia, Retiro e Jardim do Lago, que participaram ativamente das reuniões –, todas abertas –, e que fortaleceram a democracia local. Prevaleceram o interesse no bem-comum e na melhoria da qualidade de vida que interessa para todos. Inovamos com as Casas Tucanas: a da Dona Nadir, na Vila Nambi, foi a primeira. Depois vieram a do Egas Cecato, no Jardim Danúbio; da Dona Lúcia, na Vila Progresso; do William Paixão, na Torres de São José; e do Ralf Milani, na Agapeama. Cada um, com uma história de luta e participação na transformação social da cidade. A meta é espalhar as Casas Tucanas pelo município.

Além de todas as atividades políticas, o partido continuou administrando a cidade de Jundiaí – frise-se, com auxílio importantíssimo dos partidos aliados – com responsabilidade e respeito ao uso do dinheiro público. A sequência administrativa, baseada em planejamento e metas, agora nas mãos do prefeito Miguel Haddad, avançou nas dimensões sociais, econômicas e ambientais, em busca da manutenção do desenvolvimento sustentável. Os compromissos assumidos com a população estão sendo entregues, garantindo a continuidade do progresso ordenado da cidade, sem inchaço, e com qualidade de vida para as pessoas, melhor do que ontem, em direção ao futuro. Os nossos representantes políticos nas casas legislativas municipal, estadual e federal foram atuantes e auxiliaram a cidade a galgar mais avanços e conquistas.

Cumpridas as metas definidas para o ano que se encerra, também já preparamos a agenda do próximo ano, quando teremos eleições municipais. Daremos continuidade a todos os projetos iniciados em 2011 e inovaremos com outros que trarão luz ao debate político mais intenso, próprio de anos eleitorais. Defenderemos as nossas bandeiras e intensificaremos o diálogo – pautado na honestidade – com o cidadão-eleitor sobre a cidade, seus avanços, desafios e oportunidades. Todos os nossos postulantes à vaga de candidato a vereador passarão por um curso de formação política e pelo crivo da ficha-limpa, visando se qualificar para o processo eleitoral. Atribuiremos um selo de qualidade aos nossos quadros políticos, como uma garantia para a sociedade poder escolher adequadamente seus representantes. É o novo PSDB, um partido que cuida da nossa cidade e que nos enche de orgulho.

* José Antonio Parimoschi é presidente do PSDB Jundiaí.