Os pacientes que fazem tratamento no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) terão mais tecnologia no tratamento contra a doença. Foi apresentado, nesta quarta-feira, 19, um robô para cirurgias, que garantirá procedimentos menos agressivos.
Este é o primeiro robô utilizado em hospitais públicos de São Paulo. “E ele já foi usado aqui no Icesp para fazer três cirurgias de próstata, que foram um sucesso”, declarou o governador Geraldo Alckimin.
O equipamento vai beneficiar 1.070 pacientes da instituição nos próximos três anos. As cirurgias com o equipamento, importado dos EUA, irão acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.
“É um grande avanço para a ciência, para a medicina, e, principalmente, para os pacientes, porque a robótica traz muito mais segurança, mais precisão menor intervenção, e menor sangramento nas cirurgias”, informou o governador.
Espera-se que o novo equipamento, além de permitir cirurgias mais precisas e menos invasivas, propicie um tempo de recuperação mais rápido e menos dor aos pacientes, assim como menor tempo de internação no hospital e, consequentemente, maior rotatividade dos leitos.