O tema apresentado pelo jornal Cruzeiro do Sul em sua série esta semana diz respeito ao esporte e espaços para práticas esportivas, envolvendo a arena multiuso e a situação dos centros esportivos da cidade. A pergunta encaminhada foi a seguinte: “A Prefeitura de Sorocaba anunciou recentemente a construção de uma arena multiuso, a ser construída junto à rodovia Raposo Tavares, para a prática esportiva. O que o sr. acha de projetos como esse quando o poder público municipal mal consegue cuidar dos atuais centros esportivos. Construídos há décadas, eles estão desatualizados e necessitam urgentemente de manutenção?
Leia a resposta do Pannunzio, candidato do PSDB à Prefeitura da cidade:
A Arena Multiuso e os centros esportivos são duas coisas diferentes. O Poder Público precisa mudar a forma de administração dos centros esportivos para que a população possa usá-los e Sorocaba necessita também de uma Arena Multiuso para sediar a realização de campeonatos e competições esportivas. Competições como os Jogos Escolares (JES) e Jogos Universitários, que daremos o necessário apoio, poderão ser disputados na Arena. Sorocaba é carente de um espaço que permita a realização das competições esportivas, principalmente as de níveis olímpicos.
A Arena Multiuso será o início, projetando a implantação do centro olímpico de Sorocaba, numa parceria com o governo do Estado. Estabelecer como uma das metas a construção da Arena Multiuso, numa parceria com o governo do Estado, não significa que deixaremos de investir nos centros esportivos. Para os centros esportivos, nossa proposta é de reativar a utilização pelos moradores dos bairros. Uma das formas é levar as crianças e adolescentes das escolas para que tenham aulas de educação física nos centros esportivos. Ali eles darão início a práticas de atletismo, basquete, futsal e futebol e outras. Nós iremos incentivar as práticas esportivas nestes espaços destinados à comunidade nos bairros e também aos escolares. Vamos construir mais centros esportivos em bairros e revitalizar os já existentes para torná-los mais atraentes.
Vamos construir ginásios de esporte em bairros, além de revitalizar o CIC, nosso estádio municipal, para os jogos do São Bento e do Atlético Sorocaba, que no ano que vem estará de volta à primeira divisão do Campeonato Paulista de futebol. Já tivemos reuniões com diretores do São Bento e do Atlético Sorocaba. Também iremos incentivar as disputas do futebol varzeano da cidade.
Entendemos que investir em esporte é investir na saúde física e mental. Percebemos que os hábitos dos sorocabanos estão mudando. Eles estão pedalando, fazendo exercícios físicos nas academias ao ar livre e fazendo caminhadas. Isso é muito bom. Vamos dar continuidade a este tipo de política pública que o prefeito Vitor Lippi introduziu na cidade. A política de cunho humanístico. Por isso, investiremos na criação de mais parques para aproveitar os fundos de vale, com pistas de caminhada e equipamentos para o exercício físico. Também construiremos mais ciclovias e ampliaremos o programa IntegraBike, que permite às pessoas, de maneira gratuita, a utilização das bicicletas como lazer ou meio de transporte.
Nossas ações na área de esportes serão voltadas à formação de atletas para que Sorocaba possa melhorar os resultados nas competições regionais, estaduais e nacionais, com o chamado esporte de representação. Ao mesmo tempo, investiremos em atividades esportivas de recreação para permitir o contato das pessoas com o esporte. O prefeito Vitor Lippi tem um trabalho importante na área de esporte e nós iremos fazer muito mais em benefício dos sorocabanos tanto no esporte competitivo como no de recreação. Tenho compromisso com o programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo e de outras entidades ambientais, e nossas ações serão pautadas sempre na melhoria da qualidade de vida para o sorocabano.