A queda da presidente da Petrobras, Graça Foster, e dos demais integrantes da diretoria executiva da estatal – anunciada na manhã desta quarta-feira (4) – demorou demais, avaliaram deputados do PSDB.
Como lembrou o líder do PSDB na Câmara,Carlos Sampaio (SP), a oposição pedia desde outubro de 2014 o afastamento dos atuais titulares da petrolífera. Para o tucano, a chefe da principal estatal do país foi mantida no posto por uma razão nada republicana. “A presidente Graça Foster cumpriu uma missão: limpar a barra do governo. Ou seja, não contribuir com provas que pudessem levar à participação do governo e dos partidos aliados que foram denunciados na Operação Lava Jato: PP, PT e PMDB”, disse. “O que fica constatado é que a presidente Dilma usou a Graça Foster em benefício próprio, do governo, do PT e não em benefício da Petrobras”, completou.
Na avaliação do deputado Izalci (DF), a executiva desempenhou o papel determinado pela presidente Dilma Rousseff ao evitar que os escândalos de corrupção que envolvem a petroleira não chegassem ao Palácio do Planalto. “Dificultou as investigações e tentou segurar o processo. Ela conseguiu, mas, agora, não tem mais como continuar na Petrobras”, afirmou. “Ela foi usada. Isso ficou claro e evidente”, completou.
Assim como os colegas de bancada, o Delegado Waldir (GO) também criticou a renúncia tardia de Foster. “Não entendo como o governo insiste em manter pessoas vinculadas a grandes golpes em postos estratégicos. Isso é vergonhoso.”
Da tribuna do Plenário da Câmara, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) apontou Dilma como a responsável pela destruição da Petrobras e lembrou que, em 2014, alertou diversas vezes o governo para a necessidade de mudanças na diretoria da empresa. “Dilma é a única culpada por esse desrespeito ao povo brasileiro”, declarou.
Para o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, a queda de Foster era inevitável. O tucano faz o alerta: “Certamente, a presidente Graça perdeu as condições de continuar à frente da empresa, mas isso não significa que os malfeitos serão anistiados. Ao contrário, vamos investigá-los ainda com maior profundidade.” Conforme destacou, a oposição está atuando para instalar a CPMI da Petrobras.