Início Notícias do PSDB Para FHC, desemprego e defesa da democracia serão os desafios pós-pandemia

Para FHC, desemprego e defesa da democracia serão os desafios pós-pandemia

Do PSDB Nacional

O maior desafio para o Brasil pós-pandemia será o desemprego e o agravamento da desigualdade, afirma o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Além disso, o país precisará manter a liberdade, a democracia e o respeito às pessoas, sem perder de vista a transição da era moderna e para a contemporânea, de base totalmente tecnológica.

Nesta quinta-feira (03/09), ele participou de encontro online promovido pelo partido em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Este e outros debates vão subsidiar a Agenda PSDB Brasil Pós-Pandemia. “O Brasil está entre os países mais atingidos pela perda dos empregos, porque já vínhamos de uma recessão. O número de desempregados vai crescer”, disse. Para FHC, será preciso “reinventar o Brasil”.

Inovar, completou o ex-presidente, será também o desafio dos partidos políticos. “As pessoas estão com raiva dos políticos e isso trouxe o populismo de direita. Mas temos uma plástica cultural que permite a inovação”, avaliou. Essa ruptura da sociedade com a política abre um pressuposto que pode levar ao autoritarismo, “em nome da salvação nacional e do bem-estar da maioria”. “Temos que fazer isso de forma democrática, antes que façam de forma não democrática. Há esse risco. Há risco real de que isso aconteça no Brasil. Bolsonaro é um sintoma disso aí”, disse FHC.

Confira a íntegra do debate: