O anúncio do projeto Brasil Carinhoso, feito pela presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e televisão ontem e que será detalhado hoje em solenidade no Palácio do Planalto, não pode ser usado para encobrir promessas de campanha que não foram cumpridas. Essa é a opinião do Líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE).
“Toda ação de apoio às famílias que mais precisam é bem-vinda. No entanto, o que se observa é que as datas comemorativas são usadas para o lançamento de projetos e programas com o intuito de se encobrir a ineficiência do governo em tirar suas promessas do papel”, disse.
O Líder ressalta que um dos objetivos do Brasil Carinhoso é facilitar o acesso a creches e ampliar a cobertura de saúde. “Como facilitar o acesso a creches se as mais de 6.000 prometidas não saem do papel e se o governo não consegue melhorar o atendimento de saúde? Isso nada mais é do que uma reciclagem de promessas e pouca ação”, diz.
Araújo afirma que “é necessário torcer para que o Brasil Carinhoso não tenha a mesma ineficiência do Rede Cegonha, que foi lançado no ano passado também com toda pompa e circunstância, mas ainda não saiu do papel”. O orçamento deste ano destina R$ 196 milhões ao programa, mas até agora vergonhosos R$ 8 mil foram pagos.
O Rede Cegonha, anunciado em março de 2011 e destinado a atender gestantes no pré-natal e crianças nos seus primeiros dois anos de vida, foi copiado das propostas do candidato tucano José Serra na campanha de 2010 e da experiência exitosa de atendimento a gestantes desenvolvida na gestão do então prefeito de Curitiba, Beto Richa, hoje governador do Paraná.