
O relatório final da CPI apresentado pelo deputado Odair Cunha afronta a liberdade de imprensa, indicia pessoas que sequer foram ouvidas ao longo das investigações da comissão, e poupa aliados do governo que participaram do desvio de milhões de reais em dinheiro público. Essa foi a conclusão do Líder do PSDB, Alvaro Dias, ao tomar conhecimento da intenção do relator de propor, na conclusão dos trabalhos da comissão de inquérito, o indiciamento de jornalistas, a investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e de deixar de fora diversos personagens do escândalo.
“A tentativa descabida do PT de indiciar jornalistas, afrontando a liberdade de imprensa, é a bomba do Riocentro dos nossos dias. Sem força para explodir! Não produz estilhaços! Os tempos são outros! O PT ao apresentar seu relatório na CPI Cachoeira propondo o indiciamento de jornalistas, investigação do Procurador Gurgel e poupando ladrões do dinheiro público, reproduz os melhores momentos de Benito Mussolini, mergulhado nas trevas do facismo revivido”, disse o Líder do PSDB.
Na abertura da reunião da CPI do Cachoeira, nesta quinta-feira, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), pediu aos demais integrantes da comissão para ler seu relatório apenas na próxima semana. O relator pede indiciamento de 46 pessoas, com destaque para cinco jornalistas, entre eles o diretor da revista Veja em Brasília, e o governador de Goiás, Marconi Perillo. Também recomenda que o Conselho Nacional do Ministério Público investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Gente como os governadores do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, saíram incólumes.
Para o senador Alvaro Dias, o objetivo do relator com seu texto é evidente: retaliar a imprensa, transferir a responsabilidade para o Ministério Público e restringir o caso a um escândalo regional, deixando de fora os aliados do governo.
“O relatório do deputado petista Odair Cunha é parcial. Compila os fatos revelados pela Polícia Federal e Ministério Público como decorrência das operações Las Vegas e Monte Carlo. Seleciona alvos que podem ser alcançados sugerindo indiciamentos. E deixa de investigar o desvio de recursos públicos da União, Estados e municípios, poupando agentes públicos e privados. Transfere responsabilidade ao Ministério Público, a quem convoca para investigar aquilo que deveria ter investigado. Perde a oportunidade de desvendar este monumental esquema de corrupção. Pode-se afirmar com certeza que a CPI não cumpriu com seu dever, e que terminou em pizza”, concluiu o Líder do PSDB.