Início Notícias do PSDB ‘Passa a Limpo Ribeirão’ é premiado por sua inovação urbana

‘Passa a Limpo Ribeirão’ é premiado por sua inovação urbana

A solução simples e efetiva que a Prefeitura encontrou para manter a boa zeladoria da cidade foi o diferencial que se destacou no programa “Passa a Limpo Ribeirão” para a equipe de organizadores da premiação InovaCidade 2017.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, representou a cidade durante a premiação que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 23 de maio, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná.

De acordo com Márcio Schiavo, organizador do evento, várias cidades foram analisadas pelos exemplos de atividades desenvolvidas. Foi realizado então um mapeamento de exceções que podem virar regras em outros municípios. “Manter a cidade limpa pode parecer básico, mas a solução simples e efetiva que Ribeirão encontrou para isso foi o diferencial. Estudamos a cidade e tivemos a informação de como andam os cofres públicos e encontramos uma administração enxuta e econômica que vem desenvolvendo um trabalho, por meio do Comitê de Otimização do Gasto Público bem interessante”, explicou.

Além de Ribeirão Preto, mais 13 municípios foram premiados; Aparecida de Goiânia      (GO), Aquidauana (MS), Boa Vista (RR), Campina Grande (PB), Ilhabela (SP), Londrina (PR), Maricá         (RJ), Mogi das Cruzes (SP), Passo Fundo (RS), Piracicaba (SP), Santana de Parnaíba (SP), São José dos Campos (SP) e Wenceslau Braz (PR). Três países também receberem prêmios; Panamá, Chile   e  Equador.

A 5ª Edição do Prêmio InovaCidade – Prêmio de Inovação Urbana – foi entregue aos melhores projetos e iniciativas que contribuíram com a melhoria da qualidade de vida nas Cidades, nos temas de interesse do SCBAC&E.

Em sua quinta edição, o Prêmio InovaCidade destacou projetos e iniciativas dos três setores da sociedade: governos, empresas e organizações sociais.

Como critério de premiação, o Prêmio InovaCidade orienta-se pelo IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade. Baseado em dados objetivos e resultados mensuráveis, este indicador foi desenvolvido pela Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos, contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Passa a Limpo Ribeirão

O programa “Passa a Limpo Ribeirão” começou no dia 23 de janeiro de 2017.  A grande força-tarefa de limpeza e manutenção de áreas públicas deu início aos trabalhos na região Norte da cidade, seguindo para Oeste, Leste, Sul e Bonfim Paulista. Este ciclo já foi completado três vezes, proporcionando uma boa zeladoria na cidade.

Neste trabalho estão envolvidas as secretarias de Infraestrutura e Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Daerp, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Transerp e Defesa Civil.

O objetivo é realizar serviços diversos, como limpeza de terrenos públicos, tapa-buracos, conserto de vazamentos de água e esgoto, poda, roçada, retirada de entulhos, limpeza de praças, limpeza de bocas de lobo e reforço na sinalização de trânsito.

A equipe do “Passa a Limpo Ribeirão” já passou por praticamente todos os bairros e, recolheu, nos últimos quatro meses, 11.510 metros cúbicos de entulho o equivalente a 2.302 viagens de caminhão. As equipes também pintaram as guias de 37 avenidas de Ribeirão Preto. Os canteiros centrais de vários pontos da cidade ficaram mais bonitos. Foram 93 avenidas que receberam corte de grama, 12 córregos roçados, corte de gramado e limpeza em 53 praças urbanizadas.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura, durante a ação do “Passa a Limpo Ribeirão” contribuíram com o serviço de Tapa Buraco. Foram mais de 22 mil buracos tapados nestes quatro meses. Também foi executada a limpeza de 778 de bocas de lobos e refeitas 36 trocas de tubos de galerias.

Também foi renovada a sinalização horizontal e vertical em vários bairros da cidade:

– Sinalização horizontal (pintura nas vias): 16 mil m² (prioridade em escolas e locais recentemente recapeados).

– Sinalização vertical (placas): 925 (colocação, substituição e reposição).

Artigo anteriorPrograma em Santo André já podou 2 milhões de m2 de mato
Próximo artigoPrevenção faz ocorrências relacionadas à chuva caírem 30% em S. Bernardo