FGTS com rendimentos de mercado e o fim do fator previdenciário são algumas das propostas do Núcleo Sindical do PSDB-SP, definidas em plenária realizada no último dia 7 e que serão levados ao 1º Congresso Sindical do partido, que ocorrerá em abril. Na ocasião, além da pauta trabalhista, foram discutidos temas como conjuntura internacional e realidade política brasileira.
No campo político os sindicalistas se mostraram favoráveis à aplicação e aprofundamento da Lei de Responsabilidade Fiscal e ampliação da capacidade de investimento do país. O núcleo destacou ainda a importância de garantir aplicação de 10% do PIB na educação.
Entre os principais assuntos discutidos e que devem ser levados ao Congresso estão: a incorporação da gorjeta ao salário dos trabalhadores da gastronomia e hospedagem; regulamentação dos serviços terceirizados para que todos os trabalhadores tenham as mesmas garantias; igualdade salarial entre os sexos; rendimentos do FGTS referenciado pela caderneta de poupança; redução da jornada de trabalho com manutenção salarial e o combate a todas as formas de discriminação no trabalho.
No campo internacional, o núcleo destacou a importância de atuar para colocar o Brasil em evidência no mercado externo para melhorar a qualidade de vida e condições do trabalhador brasileiro.
O evento contou com a participação do Presidente do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias; do vice-presidente do PSDB-SP, Vanderlei Macris; da presidente do Núcleo Sindical do PSDB-SP, Neuza Barbosa de Lima; do
vice presidente da Força Sindical, Melquíades de Araujo e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Paulo (SINTRACON-SP),vice presidente da Força Sindical e Coordenador nacional de políticas sindicais do PSDB, Antônio de Sousa Ramalho.
Confira a íntegra do documento elaborado com base na plenária no link abaixo:
https://tucano.org.br/blog/nucleo-sindical-do-psdb-sao-paulo/