Ações integradas para a área social – incluindo maior atenção à terceira idade –, valorização efetiva do funcionalismo público (com consequência direta na melhoria da saúde) e fomento ao turismo como forma de geração de emprego e renda. Foram esses os principais assuntos discutidos pelo candidato do PSDB à Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, no debate entre os prefeituráveis realizado pela VTV (TV afiliada ao SBT na cidade) e o Jornal da Orla durante a noite desta terça-feira, 25, no Mendes Plaza Hotel.
Turismo
No primeiro dos quatro blocos do programa, jornalistas que trabalham em veículos de comunicação da cidade enviaram perguntas aos candidatos. Paulo Alexandre foi questionado por Sandro Tadeu, do jornal A Tribuna, sobre o fechamento de grande parte do comércio no Centro Histórico de Santos aos finais de semana – especialmente aos domingos.
O candidato respondeu que, com a melhoria dos equipamentos turísticos de toda a cidade em um grande pólo cultural, o beneficiamento do comércio e a criação de novos empregos seriam consequências naturais. “O turismo é o nosso futuro”, declarou.
Funcionalismo
O segundo bloco, em que os candidatos fizeram perguntas entre si, foi propício para Paulo Alexandre reafirmar o compromisso para com a valorização do funcionalismo público na cidade. Como primeira atitude de governo, será aprovada a criação da Ficha Limpa para contratação de servidores, conferindo transparência ao processo antes mesmo que a Câmara de Vereadores vote por lei similar, já em andamento.
Questionado sobre a conquista do Hospital dos Estivadores para a cidade, Paulo Alexandre disse que remunerar adequadamente o profissional da cidade e fornecer preparo adicional a estes profissionais é promover a excelência e a motivação do que ele considera ser a “alma da saúde”. Isso, em parceria com os governos estadual e federal.
Origens
As perguntas entre os candidatos seguiram pelo terceiro bloco, quando Paulo Alexandre pode deixar registrado mais uma vez o orgulho que sente em ser filho de quem começou como engraxate e chegou a prefeito, vereador por três mandatos e presidente da câmara.
“Tenho orgulho da história que meu pai construiu na cidade. Ele me preparou para viver na democracia. Eu já fui eleito duas vezes pelo voto”, relembrou o candidato, sobre os dois mandatos prestados como deputado estadual, dentro da trajetória de 11 anos na vida política. “Estamos aqui para falar de propostas para a cidade, discutir o seu desenvolvimento, a humanização do atendimento à saúde. Enfim, de como cuidar do ser humano, de quem mais precisa”, concluiu.
Social
Uma série de iniciativas também foi apresentada pelo candidato tucano para a área social da cidade, que seguiu na bem-sucedida parceria com o governo do Estado. Entre elas, o restaurante popular Bom Prato (que oferece almoço a R$ 1,00, café da manhã por R$ 0,50 e ainda cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego e acesso gratuito à internet), que depois de ser instalado no Mercado Municipal e Zona Noroeste, vai chegar também aos Morros.
Entre os projetos, ainda está a criação de um plano municipal voltado para a população de rua, com benefícios como educação e tratamento à dependência química. Reduzir a desigualdade na habitação também está no plano de governo do candidato, o que se mostra imperativo em uma cidade com centenas de famílias vivendo em palafitas e cortiços.
Já para a terceira idade, uma atenção especial, com a criação de um centro de referência – nos moldes do que já opera com grande sucesso em São Paulo, em parceria com o governo estadual –, e que oferece atendimento à saúde, esportivo e educacional. As calçadas para a melhor circulação dos idosos também passariam a ser uma responsabilidade da prefeitura, beneficiando não só a terceira idade, como toda a população.
Final
No quarto e último bloco, reservado às palavras finais, Paulo Alexandre agradeceu aos organizadores do debate e aos demais candidatos presentes, mas principalmente à população de Santos, que vem o recebendo com muito carinho pelas ruas da cidade, desejando-lhe sorte na construção de uma cidade mais justa. Ele também propôs que, neste momento decisivo, é preciso comparar as propostas para tomar a decisão mais acertada, e que confia na maturidade do eleitor para escolher quem vai trabalhar mais pelas pessoas. “Vamos com a razão e o coração para fazer uma cidade melhor”, concluiu Paulo Alexandre Barbosa.