Em reunião com membros da Liga Metropolitana das Escolas de Samba da Baixada Santista – Limesba, o candidato do PSDB à Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, sugeriu ações para profissionalizar o Carnaval na cidade. Entre elas, cursos de formação para mão de obra específica (como de aderecista, por exemplo) promovidos pelo Via Rápida Emprego, maior programa de qualificação profissional do país, em parceria com o Governo do Estado.
O encontro foi realizado noite da última segunda-feira, 17 de setembro, na Associação dos Aposentados da Estiva, que fica no bairro do Macuco. Compareceram representantes de agremiações não só de Santos, como de toda a região – inclusive membros de escolas que não fazem parte da liga, mas que marcaram presença para demonstrar a unidade do samba na cidade.
Entre as ideias de Paulo Alexandre para a categoria também está a desburocratização do financiamento via Lei Rouanet, para que as agremiações possam custear os desfiles. O instrumento foi criado pelo Ministério da Cultura para que empresas possam abater impostos ao custear iniciativas artísticas. O candidato também se comprometeu a melhorar a divulgação do carnaval e até mesmo a promover a apresentação das escolas em cruzeiros marítimos.
Entre as reivindicações estão um espaço fixo para reunião dos membros da Limesba, além de uma coordenadoria do carnaval, formada por representantes do samba na cidade. O candidato se mostrou disposto a avaliar as propostas vindas da categoria.