Anfitrião do evento, o presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, recebeu no último sábado, dia 3, cerca de 250 tucanos que lotaram o auditório da Casa do Médico, em Bauru, para prestigiarem o curso de formação política “Uma Visão Social Democrata”, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV-SP).
Na abertura do encontro, Pedro Tobias aproveitou a presença maciça de pré-candidatos às eleições municipais deste ano para alertá-los sobre o desafio que enfrentarão nos próximos meses. “Campanha eleitoral é uma guerra. Não tem eleição fácil. Precisamos ter muita garra e falar a verdade para a população”, afirmou o líder tucano, que já disputou várias eleições vitoriosas.
Aos palestrantes e à agurrida militância do PSDB, Pedro Tobias fez sugestões objetivas. “Não precisamos criar tantas novidades de marketing. Acredito que o nosso maior marketing sejam as próprias gestões tucanas. Temos que ter orgulho de no ssas administrações, marcadas pela ética, pela eficiência e compromisso social”, ressaltou.
Pedro Tobias também alfinetou o PT, principal adversário do PSDB. “O governo federal do PT fala que gosta de gente humilde, mas abandonou as Santas Casas que só atende pessoas humildes pelo SUS. Além disso, cortou mais de R$ 5 bilhões do orçamento da Saúde. Isso é gostar de pessoas humildes ?”, questionou.
O presidente estadual do PSDB reafirmou ainda seu compromisso com a militância tucana. “É preciso valorizar a nossa militância antes, durante e depois das eleições. Temos que aprender a ganhar as eleições com a militância e a governar com ela”, disse Pedro Tobias, muito aplaudido pelos companheiros.
O presidente do ITV-SP, deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, disse que o órgão complementa a estrutura do PSDB e elogiou o árduo trabalho do presidente estadual. “O deputado Pedro Tobias tem se destacado pelo trabalho de ag regação e fortalecimento do nosso partido e fará história à frente do PSDB paulista”, enfatizou.
Thame afirmou que os candidatos tucanos precisam deixar claro para a população a forma de governar do PSDB. “Os nossos candidatos são porta-vozes da nossa mensagem. Na eleição, se a gente tiver uma concentração de esforços na elaboração dessa mensagem, de buscar melhorar a vida das pessoas, tenho a impressão que teremos um grande sucesso nas urnas”.
Na avaliação de Thame, há muitas legendas e poucos partidos políticos no Brasil. “Partido é algo constante, que existe durante os quatro anos com vida ativa. Não tem safra e entressafra eleitoral. Infelizmente, a maioria são legendas com mera estrutura para viabilizar candidaturas às vésperas das eleições. O nosso PSDB é um partido político, um canal de reivindicação da população, que precisa ser ouvida e, na maioria das vezes, atendida. Esse é o nosso papel aqui”.
Ant es das palestras, outras lideranças também saudaram os companheiros tucanos das regiões de Bauru, Jaú e Lins, entre elas, Juliana Tobias (PSDB-Mulher); Rogério Barros (Juventude); o presidente do PSDB de Bauru, vereador Marcelo Borges; o pré-candidato a prefeito de Marília, empresário Daniel Alonso; e os coordenadores regionais do PSDB de Bauru, Elizeu Eclair Teixeira Borges; de Jaú, Antonio Aparecido Serra; e o secretário de Lins, João Carlos da Silva.
Em seguida, o curso de formação política do ITV-SP teve início com seis palestras proferidas por especialistas : Armando Hashimoto (ITV Digital); Ney Vilela (Os Valores do PSDB e Ética); João Miras (Marketing Político); Milton Terra (Legislação Eleitoral); Celso Junqueira (Desenvolvimento Regional e Municipal) e Marcos Campagnone (O Jeito Tucano de Governar as Cidades).
Após quatro horas de curso, os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereador aprovaram a metodologia e saí ram mais preparados para os desafios eleitorais de 2012.