Início Bancada Pindamonhangaba proíbe uso de descartáveis plásticos no comércio

Pindamonhangaba proíbe uso de descartáveis plásticos no comércio

A Câmara de Pindamonhangaba aprovou nesta semana projeto de Lei de autoria do tucano Rafael Goffi que proíbe o uso de descartáveis, como copos, pratos e talheres, pelo comércio da cidade. O veto vale para restaurantes, lanchonetes, bares e similares, bem como hotéis, motéis e vendedores ambulantes forneçam a seus clientes copos, pratos, talhares, e agitadores para bebidas de plásticos descartáveis ou de uso único.

A proposta libera o uso de produtos com a mesma função, desde que feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis e/ou reutilizáveis.

Para o vereador Rafael Goffi a medida é um avanço na proteção do meio ambiente. “Nossa cidade, como outras, já havia proibido o consumo de canudos plásticos, um projeto também de minha autoria. Agora avançamos na questão. Proibimos também o fornecimento dos chamados plásticos de uso único”, explicou.

“As cidades sofrem de uma forma geral com o descarte de lixo, poucos são os lugares que ofertam um processo de reciclagem que consiga atingir o volume consumido. O meio ambiente deve ser preservado para a presente e futuras gerações. E a aprovação de projetos de leis dessa natureza, objetiva, dentre outras coisas, criar uma consciência coletiva, em substituir o consumo de produtos plásticos de uso único, para produtos biodegradáveis, por exemplo”, justificou o vereador.