O plano de governo de Rodrigo Garcia, governador e candidato a reeleição pelo PSDB, buscou o exemplo de um bem-sucedido programa da prefeitura de Jundiaí para atender as crianças. O projeto Mundo da Criança, inaugurado há dois anos pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), é uma das ideias que Rodrigo pretende levar, se reeleito, para os municípios do estado.
O espaço é destinado ao aprendizado e à diversão, com brinquedos, contato com a natureza e sala de aula montada em cima da árvore. “O conceito do Mundo das Crianças é de um espaço onde as crianças desenvolvem atividades motora, cognitiva e sensorial nos anos iniciais de vida associado à natureza. Estudos de neurociência já indiciam que 80% do desenvolvimento se dá até os 6 anos de vida, por isso, trabalhamos nesse espaço que oferece várias ações para a criança se desenvolver”, explicou Luiz Fernando.
O próprio Rodrigo Garcia conheceu o Mundo das Crianças e sugeriu essa ideia para o seu plano de governo. Esse espaço municipal contém quadras, teatro ao ar livre, praças, pista de skate, parkour, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate e ciclovia. A entrada é gratuita e as escolas promovem visitas agendadas.
“O Mundo das Crianças é um espaço interessante, de integração entre as famílias e a natureza, mas isso está presente em várias áreas da nossa administração. Utilizamos a natureza e o brincar para o desenvolvimento das crianças”, citou o prefeito de Jundiaí. “O Mundo da Criança é o coroar de um centro da formação. Jundiaí terá sustentabilidade no desenvolvimento econômico porque, a partir do investimento em ações para as pessoas, nos tornaremos uma cidade competitiva”.
Com acesso gratuito, a estrutura se diferencia e impressiona por reunir uma grande sala de aula em cima da árvore, além de um foguete de 10,5 metros de altura, símbolo do Mundo das Crianças, que, juntos, despertam as experiências sensoriais e o conhecimento dos pequenos. Brinquedos para crianças com até 95 centímetros (altura máxima de uma criança de 3 anos) também compõem o cenário.
Outra preocupação, também inédita, é a garantia de acesso universal, para que as crianças com deficiência possam aproveitar toda a estrutura, não somente em determinados brinquedos adaptados. O Mundo das Crianças conta com 170 mil metros quadrados. Foram plantados 120 mil metros quadrados de gramado e 12 mil mudas de plantas nativas e mais 1,5 mil mudas de plantas frutíferas (em três pomares) e plantas exóticas.