Preocupada com os problemas ambientais que a humanidade enfrenta e consciente de que cada um deve fazer sua parte para melhorar o panorama atual, Praia Grande lançará no próximo dia 5 de junho o Programa Cidade Vida. A solenidade, marcada para às 9h30, no Conviver Boqueirão (Avenida Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, Bairro Boqueirão), ocorrerá na mesma data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Programa Cidade Vida engloba ações na área ambiental que tem como meta permitir um salto na qualidade de vida dos moradores e turistas que visitam a Cidade. A iniciativa é composta por 14 medidas para os mais diversos setores do tema. São elas: coleta seletiva, coleta seletiva de óleos, coleta de grandes volumes, sistema de logística reversa, reuso da água, destinação de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, comentou que a implantação do Cidade Vida vai ao encontro com as necessidades do Município nesta área. “Todo processo de formatação do programa contou com participação de técnicos de várias secretarias. A Cidade será a primeira do Brasil a normatizar a política reversa. Adotaremos também o mesmo procedimento para os resíduos da construção civil. Intensificaremos a coleta seletiva e também a educação ambiental, para fomentar a conscientização das pessoas sobre o tema”.
Durante o lançamento o prefeito assinará algumas Ordens de Serviço, divulgará material informativo e subscreverá projeto de lei a ser enviado ao Poder Legislativo sobre a destinação dos resíduos da construção civil. “Todas as ações serão detalhadas para que a população entenda, se conscientize e repeite a importância do Cidade Vida”, comentou Mourão.
Atuação – Ao longo dos últimos anos Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.
“Praia Grande tem evoluído nessa área e estamos desenvolvendo cada vez mais ações. O Programa Cidade Vida será um marco na história do Município relacionada a este tema. Com apoio da população teremos êxito em todas ações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Xavier.
Dados – De acordo com estudo elaborado pelo Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis) e divulgado em 2012, Praia Grande tem 66,5% de seu território recoberto por vegetação natural, incluindo floresta ombrófila, maguezais e extensos ecossitemas associados de restinga. São quatro unidades de ocupam 40,25% do Município: Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Itutinga-Pilôes), Parque estadual Xixová-Japuí, Parque Municipal do Piaçabuçu e a APA marinha Litoral Centro.
Apoio – O Programa Cidade Vida terá participação das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Urbanismo (Seurb), Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap).
Da Prefeitura de Praia Grande