Início Eleições 2012 Praia Grande oferece opções gratuitas de atividade física para terceira idade

Praia Grande oferece opções gratuitas de atividade física para terceira idade

39136Considerada um importante componente na terceira idade, a atividade física proporciona um estilo de vida saudável com benefícios para a saúde física e mental. Para que estes benefícios possam ser aproveitados pelos moradores, Praia Grande oferece diversas opções de atividade física voltada à terceira idade. De aulas de ginástica aos esportes coletivos, a Cidade é referência em oferta de qualidade de vida aos maiores de 50 anos.

Ao longo dos anos, com o envelhecimento, é normal que as pessoas percam massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea. Além disso, o aumento da quantidade dos níveis de gordura corporal e o declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico contribuem para dificultar as tarefas do dia a dia.

Atuando como grande aliada no retardamento desse processo de envelhecimento, a atividade física também é capaz de recuperar boa parte das perdas ocasionadas durante o envelhecimento e proporcionar diversos outros benefícios, como a prevenção de diabetes, osteoporose, artrite, bursite e problemas de coluna. Isso sem contar na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Segundo a professora de Educação Física Flávia Fernanda Viana Gonçalves, cada atividade física tem um benefício específico e por isso é importante que o praticante escolha o exercício que mais trará benefícios a ele. “Os exercícios de musculação fortalecem as articulações e a musculatura; no caso dos aeróbicos, o foco é o sistema cardiovascular, controle da pressão arterial e nos exercícios de alongamento, há melhora significativa na mobilidade articular, tão prejudicada nesta fase”.

Outro ponto destacado pela educadora física tem a ver com a saúde psicológica dos praticantes da atividade física. “A integração de qualquer tipo de exercício com a socialização trabalha a parte afetiva, emocional das pessoas. Isto evita a depressão, problema recorrente entre os mais velhos”.

Por estes e outros benefícios, o frequentadores do Programa Conviver tem a disposição atividades como alongamento, ginástica, dança de rua, academia, vôlei adaptado e muito mais. Atualmente, mais de 2 mil pessoas participam das atividades físicas do programa.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende a mais de sete mil inscritos e quem quiser saber os endereços pode ligar para 3496-5044.

Até 2016, mais quatro unidades do Programa serão inauguradas nos Bairros Samambaia, Solemar, Tupi e Nova Mirim. As duas primeiras já estão em fase de obras e devem ser entregues até o fim do ano. Esta ampliação do Programa faz parte do Avança PG, uma série de metas propostas pela Administração para o triênio 2014-2016 e está inserida dentro do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.

Artigo anteriorPrefeitura de Barretos inicia reforma do Playground da Região dos Lagos
Próximo artigoLíder do PSDB vai pedir em representação que PGR reveja arquivamento de processo contra Dilma e conselheiros da Petrobras

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.