Início Eleições 2012 Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos quer reciclar 7 mil litros de óleo...

Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos quer reciclar 7 mil litros de óleo por mês

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos pretende reciclar cerca de 7 mil litros de óleo por mês, por meio da campanha “Despoluição de Óleo Vegetal”, lançada, no início da tarde desta segunda-feira (26 de agosto) no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores). O projeto será colocado em prática pelo governo do prefeito Acir Filló em parceria com a Bio-Brás. O objetivo é minimizar os impactos ambientais que a cidade sofre com o despejo inadequado de óleos e de gorduras residuais.

O trabalho de coleta e de reciclagem do produto, também chamado de “Renove”, será coordenado pelas Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e de Educação. Num primeiro momento, 15 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) (QUADRO ANEXO) aderiram à iniciativa. A partir de amanhã (27 de agosto), os alunos da rede poderão levar o óleo usado de suas casas até a instituição de ensino que frequentam, para posterior reaproveitamento.

Durante o start oficial, realizado por volta das 14 horas de hoje, o secretário de Meio Ambiente de Ferraz, o bacharel em Direito Clóvis Caetano, explicou que o resíduo oferecido pelos estudantes ferrazenses será colocado num recipiente especial, para, posteriormente, ser retirado pela Bio-Brás e encaminhado para transformação:

“Todo resíduo vai virar tinta, verniz e biodiesel. Ferraz é responsável pelo descarte de, aproximadamente, 30 mil litros de óleo / mês, sendo que, 95% do resíduo usado para fritura pelas donas de casa têm como destino final às pias e os ralos. Outros 70% do descarte feito por pequenos comércios de alimento vão, também, para bueiros e córregos. Se conseguirmos reciclar 7 mil litros, já estaremos avançando de forma significativa”, complementa o gestor.

A secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, também participou da abertura dos trabalhos na Concha Acústica. Em seu discurso, a professora validou a participação de mais de 7 mil alunos no projeto “Renove” e a importância de se destinar o óleo de forma devida:

“O descarte irregular provoca entupimentos e diversos problemas na drenagem do esgoto, além de poluição do lençol freático. Estamos dando início a este projeto dentro das escolas, por acreditarmos que vamos formar agentes multiplicadores. O aluno vai levar para dentro de sua casa a consciência ambiental. Sem contar que vamos trabalhar com uma grande rede, com direito a diretores, coordenadores e professores da Prefeitura de Ferraz”, acrescentou a educadora.

Apesar de aderir ao programa de reaproveitamento de resíduos, Ferraz não terá nenhum tipo de custo, segundo confirmou Nadja Soares de Moraes, diretora-presidente da Biobrás, organização da sociedade civil de interesse público responsável pelo “Renove”. A especialista também lembrou que a iniciativa, já desenvolvida no Alto Tietê por Mogi das Cruzes, também conta com o apoio do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – Cabeceiras e da Diretoria Regional de Ensino:

“Movimentaremos estudantes e a família ferrazense na logística reversa, ou seja, no aproveitamento do óleo, contribuindo, inclusive, para a despoluição do rio Tietê. Dentro de algumas semanas, a municipalidade vai começar a trabalhar na adesão de comércios. Queremos, numa primeira fase, conquistar uns 10 parceiros, que poderão fazer de seus estabelecimentos pontos de coleta. Depois, vamos investir no trabalho de casa em casa, que, em alguns municípios, já é feito com sucesso”, adiantou Nadja.

Artigo anteriorPraia Grande participa do Encontro Nacional de Gestores de Juventude
Próximo artigoFeira Beneficente de Catanduva