Representantes da Prefeitura de Jacareí e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), se reuniram na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da prefeitura para a apresentação do projeto funcional do Corredor Metropolitano Trivale de Ônibus – trecho de 23km entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos.
Na ocasião, foi discutido o estabelecimento do convênio entre a administração municipal e a EMTU para viabilizar a implantação do empreendimento do Governo do Estado.
A EMTU prevê para o primeiro trimestre de 2017 um investimento para o empreendimento de R$ 230 milhões de reais com prazo de conclusão dos projetos e licenciamento ambiental em 24 meses.
“Queremos integrar e promover o desenvolvimento e entendemos que essa ação auxiliará as cidades nesse processo”, comenta o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.
O projeto do transporte coletivo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte identificou a necessidade de reestruturação imediata do transporte intermunicipal em seis municípios: Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba.
Atualmente, cerca de 17 mil passageiros utilizam o transporte público em dias úteis entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos. Desses passageiros, 13.200 utilizam o transporte pela rodovia Presidente Dutra, o que compreende um total de 50% da demanda da RMVALE (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).
Para o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, “é muito bom para Jacareí e para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba que a EMTU e o Governo do Estado estejam preocupados com o transporte regional. Iremos trabalhar juntos para achar uma alternativa que combine estes transportes e prestar um serviço de qualidade para os jacareienses”.
Izaias entafiza, ainda, a importância desse investimento para a cidade de Jacareí: “Esse é um projeto de grande interesse para a nossa cidade e iremos colaborar em tudo que for possível”.
De acordo com a administração municipal, equipes de técnicos das secretarias de Mobilidade Urbana e Planejamento irão trabalhar em conjunto para tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática para que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba tenha um serviço de qualidade com maior rapidez e segurança.
Para Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, “essa é uma iniciativa importantissima para a população de Jacareí. Quanto mais o poder publico estadual investir em nossa cidade aprimorando a ligação entre as cidades, melhor. É definitivamente um ganho para o município”.
Na concepção do projeto funcional, foram considerados itens importantes como a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente e um estudo de integração regional e alternativas iniciais de traçado do trecho entre as duas cidades.