Início Eleições 2012 Prefeitura de Praia Grande marca presença no Carnaval da Família

Prefeitura de Praia Grande marca presença no Carnaval da Família

A Prefeitura de Praia Grande marcou presença no primeiro dia de desfiles do Carnaval da Família 2013, nesta segunda-feira (11), com as equipes das secretarias de Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb), Secretaria de Trânsito (Setran) e Guarda Civil Municipal (GCM).

A Sesap orientou foliões que estiveram na Passarela do Samba João Apolônio sobre prevenção à dengue e ainda distribuiu preservativos. De acordo com a chefe de seção de Informação e Educação do Centro de Controle de Zoonoses, Zenilda Monteiro Bezerra, uma equipe formada por quatro agentes de Combate a Endemias aproveitou o evento para conscientizar os foliões. “Eventos como este são importantes pelo grande número de pessoas que atraem. As principais dicas que damos são de como eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e quais são os sintomas da doença, além de falar sobre posse responsável de animais”.

Também com quatro pessoas, a equipe de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais marcou presença no evento. Segundo a monitora do grupo, Josileide Correia, o objetivo é de que, nos dois dias do evento, sejam distribuídos 10 mil preservativos. “Orientamos sobre conservação do produto e doenças sexualmente transmissíveis. Junto com as camisinhas entregamos materiais informativos sobre sífilis, hepatites, HPV e HIV e também informamos quais locais podem ser feitos os exames. No Carnaval, campanhas como esta são fundamentais, visto que nesta época as pessoas acabam abusando um pouco”.

O Inspetor Chefe Operacional Perakis, explicou que a Guarda Civil Municipal trabalha integrada com a Polícia Militar na segurança do local, levando ao complexo uma base móvel, com seis homens, uma equipe do Canil com 2 guardas e um cão, e mais 20 GCMs espalhados em pontos estratégicos. “O primeiro dia está tranquilo. As ocorrências mais comuns em eventos como este são de desentendimentos, mas como este é bem familiar não registramos nenhum caso. Mas ainda assim, estamos preparados para qualquer situação. A GCM ainda ficou responsável em levar até a base da corporação os votos da comissão julgadora que ficará em segurança até o dia da apuração”.

A Sesurb ficou responsável em manter a beleza e limpeza da Avenida, após a passagem de cada escola, o “bloco da limpeza”, formado por 15 pessoas esbanjou alegria. O funcionário da Sesurb Ednelson Barbosa do Nascimento, que coordenava a equipe, disputou a vaga de Rei Momo e mesmo não conquistando o título ficou feliz de participar do evento. “Enquanto a pista não está toda limpa, nenhuma escola entra na passarela. Também somos responsáveis pela limpeza do entorno. Gosto muito de Carnaval, não venci para Rei Momo, mas estou participando do Carnaval da mesma forma, com a mesma alegria”.

 A Setran planejou a logística e organizou o trânsito nos arredores do Sambódromo.

Estrutura – Para o evento foram instaladas arquibancadas e camarotes que comportam 15 mil pessoas por noite. O local conta ainda com quiosques de comercialização de alimentos formando extensa praça de alimentação. Também trabalharam para a segurança dos foliões 60 profissionais particulares contratados pela Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa) e Polícia Militar.

O evento teve apoio da Prefeitura de Praia Grande e patrocínio do Jornal Gazeta do Litoral, Construtora Mourão, Osan e Nosso Lar Construtora.

Artigo anteriorAntes e depois do Carnaval, por Eliane Cantanhêde
Próximo artigoMetrô conclui 85% das obras civis da estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás