Início Eleições 2012 Prefeitura de Santos define primeiras gestões compartilhadas

Prefeitura de Santos define primeiras gestões compartilhadas

As primeiras gestões compartilhadas entre a prefeitura e as organizações sociais (OS) serão formalizadas nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde. O novo modelo de gestão, que visa melhorar os serviços prestados à população, será implementado em oficinas culturais e no Teatro Coliseu, programa Escola Total, atividades esportivas e no Hospital da Zona Noroeste (incluindo o Pronto-Socorro e a Maternidade).

De acordo com o secretário municipal de Gestão (Seges) e presidente da Comissão Municipal de Publicização, Fábio Ferraz, a iniciativa visa aprimorar o gerenciamento das atividades para alcançar melhores resultados. “O Escola Total, por exemplo, atende hoje 5 mil estudantes com atividades no contraturno escolar. A meta é que, a partir da gestão compartilhada, passe a beneficiar mais de 6 mil”.

Outros benefícios previstos são uma maior infraestrutura aos frequentadores do Coliseu, com novos serviços como restaurante e lanchonete; o aperfeiçoamento das oficinas culturais com a promoção de 36 cursos; a ampliação da oferta de 32 para 40 modalidades esportivas; e o melhor atendimento de saúde para os moradores da Zona Noroeste.

As medidas não representam prejuízos aos servidores estatutários que atuam nestes serviços e programas, os quais poderão integrar as equipes das OS, ajudar no controle dos contratos ou serem transferidos para outras unidades municipais.

Até o momento, oito entidades já requereram junto à prefeitura a qualificação como organização social. Nesta sexta-feira (20), a Comissão Municipal de Publicização publicou no Diário Oficial (páginas 7 e 8) comunicados pedindo aos representantes que entreguem alguns documentos complementares. A previsão é que no segundo semestre do ano sejam lançados os cinco editais de chamamento público para a seleção das entidades qualificadas, com as primeiras gestões compartilhadas tendo início entre o final de 2014 e o início de 2015.

Fórum

Um guia prático sobre o Programa Municipal de Publicização foi elaborado pela prefeitura e já está sendo distribuído aos munícipes e representantes das entidades do Terceiro Setor. Outra medida de esclarecimento sobre a gestão compartilhada será realizada no dia 3 de julho, quando será realizado um fórum de discussão sobre o tema aberto a todos os interessados.

O modelo de gestão é previsto pela lei federal n° 9.637/1998 e, em Santos, foi instituído pela lei n° 2.947 de 2013 e regulamentada pelo decreto n° 6.749 de 2014, após aprovação da Câmara de Vereadores.

Destaque:

Oito entidades já requereram a qualificação como OS: Projeto Metropolitano Maestro Antônio Manzione Violões em Pauta, Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, Liga Desportiva Santista, Instituto Casa da Ópera, Instituto Maker de Cultura e Esporte, Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura, Fundação Vale do Ribeira e Organização Social Plural.

Foto: Marcelo Martins

Artigo anteriorPannunzio assina convênio para implantação de Centro de Iniciação ao Esporte em Sorocaba
Próximo artigoSite de turismo da CNN elege metrô de SP como um dos dez melhores do mundo