Início Bancada Prefeitura de São Bernardo lança Escola de Portas Abertas

Prefeitura de São Bernardo lança Escola de Portas Abertas

Para estabelecer uma ponte entre a escola e a comunidade, a Prefeitura de São Bernardo lançou, neste sábado (26/08), o Programa Escola de Portas Abertas (EPA), em uma ação marcada por grande público e ótima aceitação. A iniciativa tem a finalidade de trazer atividades norteadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda oferecidas por agentes da sociedade civil. Idealizada pela Secretaria da Educação, a ação contará com a participação de 10 escolas municipais, ocorrendo sempre aos sábados, das 9h às 16h. O lançamento ocorreu na EMEB Profª Suzete Aparecida de Campos, no Riacho Grande, e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da secretária da Educação, Suzana Dechechi, educadores, profissionais da educação, pais, alunos e da comunidade.

Além da escola no Riacho Grande, o EPA terá a participação das seguintes EMEBs: Viriato Correia (Rudge Ramos), Aluísio Azevedo (Jardim Calux), Prof. Nilo de Campos Gomes (Jardim Silvina), Ana Maria Popovic (Jardim Detroit), Maria Rosa Barbosa (Vila Vitória), Arlindo Miguel Teixeira (Jardim Laura), José Ibiapino Franklin (Santa Cruz), Dr. Vicente Zammite Mammana (Planalto) e do CEU Celso Augusto Daniel (Cooperativa). Essas escolas foram escolhidas inicialmente por sua distribuição pelas regiões da cidade.

“Tanto a escola como o professor têm papel importante na educação do aluno. Mas a responsabilidade de educar não é só deles. Os pais também precisam participar. Abrir a escola é fundamental para dar início a esse processo de integração, pois ela tem um importante papel na promoção da educação, do conhecimento e da qualidade de vida”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Suzana Dechechi, secretária de Educação, destacou quais serão os benefícios que podem ser colhidos com a iniciativa. “O Programa Escola de Portas Abertas foi desenvolvido para ser um agente transformador, fortalecendo as relações entre a escola e a comunidade. O EPA vai possibilitar a apropriação democrática da escola pela comunidade, promovendo a cidadania e ressignificando-a como um espaço alternativo para a realização de atividades de educação, de formação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda”.

Entre as propostas de atividades sugeridas pelo EPA estão oficinas, palestras, cursos contínuos ou ações pontuais, todos precisam ser sem fins lucrativos e sem caráter político ou religioso. Cada escola contará com um professor que atuará exclusivamente no programa. Além de ficar responsável pela abertura e fechamento do prédio, também será responsável pela articulação com a comunidade local e sociedade civil para a elaboração de atividades.

“Ao levar a comunidade para dentro da escola, o EPA contribuirá com a redução da evasão escolar, incentivar os pais a participar da vida do filho na escola e a zelar pela escola”, complementou Suzana Dechechi.

 

Escolas municipais que fazem parte do Escola de Portas Abertas

EMEB Viriato Correia – Rua Brasil, 430 – Vila Vivaldi

EMEB Aluísio Azevedo – Rua Cabral da Câmara, 57 – Jardim Calux

EMEB Prof. Nilo de Campos Gomes – Rua Flora Bulcão Leandro Vertimate, 160 – Jardim Silvina

EMEB Ana Maria Popovic – Rua Carlos Wunderlick, 100 – Jardim Detroit

EMEB Maria Rosa Barbosa – Rua Leonardo Martins Neto, 1080 – Vila Vitória

CEU Celso Augusto Daniel – Rua Centauro, 190 – Bairro Cooperativa

EMEB Arlindo Miguel Teixeira – Estrada dos Alvarenga, 7500 – Jardim Laura

EMEB José Ibiapino Franklin – Rua Edmundo dos Santos, 14 – Santa Cruz

EMEB  Profª Suzete Aparecida de Campos – Rua Marcílio Conrado, 350 – Riacho Grande

EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana – Rua Oscarito, 25 – Bairro Planalto

Artigo anteriorJundiaí promove ações educativas de prevenção à obesidade infantil
Próximo artigo“Vamos reconquistar a confiança”, diz Tasso à Veja