A Secretaria de Prefeituras Regionais intensificou, a partir deste sábado (3), a operação de tapa-buracos na cidade. Serão 75 equipes, com um caminhão e 8 funcionários em cada uma delas, atuando nas 32 prefeituras regionais.
O prefeito João Doria participou da ação em uma via de Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. “Hoje nós começamos a operação tapa-buraco através das Prefeituras Regionais, o Bruno Covas é coordenador deste programa, serão 30 dias com as 32 Prefeituras Regionais em que trabalharemos 10 horas todos os dias tapando buracos nas principais vias. São milhares de buracos, é impressionante como São Paulo tem o asfalto maltratado, mas este programa irá sanar parte do problema”, disse o prefeito.
Um buraco com cerca de 2 metros quadrados leva em torno de 50 minutos para ser tapado. Na gestão passada havia, em média, 31 equipes para operações de tapa-buraco. Desde o primeiro dia da nova gestão esse contingente tem sido aumentado. Atualmente, há 75 equipes nestas operações e o efetivo operacional ainda deve ser ampliado o mais breve possível.
Cada caminhão das equipes estará carregado com cerca de 12 toneladas de massa asfáltica. Uma empresa fará a doação de parte do produto usado na ação, 1,2 tonelada no total, em sacos de 50 quilos. O prefeito ressalta a importância de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.
Ações de zeladoria
Além desta iniciativa, o SP Cidade Linda, lançado em janeiro deste ano, tem o objetivo de revitalizar áreas degradadas da cidade do Centro em direção à periferia. Entre as ações de zeladoria e manutenção, os serviços de tapa-buraco também estão previstos. Apenas na Belmira Marin, mais 108 buracos foram tapados pelo programa, que também já atingiu o entorno da Praça da República e as avenidas 9 de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro, Tiradentes, Mateo Bei, Inajar de Souza, e Ruben Berta.
Já o programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas tem o objetivo de revitalizar, com a ajuda da população, as calçadas da cidade, da periferia em direção ao Centro. As prefeituras regionais do Itaim Paulista, M’ Boi Mirim, Vila Maria, Butantã, Aricanduva, Cidade Ademar, Pirituba e Cidade Tiradentes participaram da ação. Neste domingo (04) a ação acontece em Perus.