Início Eleições 2012 Programa Aprendiz Legal é firmado entre prefeitura de Santos e CIEE

Programa Aprendiz Legal é firmado entre prefeitura de Santos e CIEE

Parceria entre a prefeitura de Santos e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), firmada nesta segunda-feira (3), na escola Lourdes Ortiz (Ponta da Praia), vai beneficiar 1.530 alunos do 6º ao 9º ano, de 15 unidades, que poderão ter a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, por meio do programa ‘Aprendiz Legal’.

Para isso, os interessados se inscrevem gratuitamente nas unidades, canais de divulgação do programa, com entrega das fichas ao CIEE até sexta-feira (7). “Conforme a necessidade das empresas cadastradas, os jovens podem ser capacitados e encaminhados para estágio”, explicou o gerente regional do CIEE, Rodrigo Reis Sessa.

Os aprovados, informou, são registrados e trabalham, no máximo seis horas, no contraturno da escola. Na Lourdes Ortiz, disse, haverá oficinas-piloto sobre elaboração de currículos, entrevistas de emprego e relacionamento interpessoal, que terão inicio em 30 dias.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa ressaltou aos alunos que educação é prioridade. “Sei que cada um aqui tem um sonho. Nossa tarefa é gerenciar estes sonhos e um passo importante foi dado”.

Participaram do encontro a secretária de Educação, Jossélia Fontoura; o presidente da Câmara, Sadao Nakai; a chefe do Departamento de Planejamento Educacional, Audrey Kleys Dinau; a empresária Regina Oshiro, da ‘Pickles Santista’, uma das empresas que integram o CIEE, entre outros educadores.

Interessados
Vários alunos já demonstram interesse no programa. “Fiz minha inscrição e tenho expectativa de ser chamado. Quero ser independente e minha mãe me incentivou. Meu sonho é ser advogado”, contou Lucas Dias Rossner, de 14 anos.

Já Marcos Aurélio da Luz, 15, revelou que deseja se tornar engenheiro e disse que qualquer oportunidade é bem-vinda porque quer melhorar a renda familiar, opinião compartilhada por Guilherme Correia e Arthuro Reis, ambos de 14.

Saiba mais
O Aprendiz Legal se apoia na lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Da Prefeitura de Santos

Artigo anteriorMaio é marcado por “Pibinho”, trapalhada no Bolsa Família e crise com base aliada
Próximo artigoPiores órgãos públicos no Brasil são os que cuidam de infraestrutura, diz estudo