Início Notícias do PSDB Programa Cidade Saudável, de Itanhaém, conta com academias ao ar livre em...

Programa Cidade Saudável, de Itanhaém, conta com academias ao ar livre em 10 bairros

cidade-saudavel-destaqueDesenvolvido pela Prefeitura de Itanhaém, o Programa Cidade Saudável já beneficia dez bairros com áreas públicas dotadas de academias ao ar livre. Com isso, pretende-se estimular na população o conceito de hábitos saudáveis e combater o sedentarismo, responsável pelo surgimento de várias doenças crônicas relacionadas com a hipertensão. Outros três bairros da Cidade devem receber os equipamentos em breve: Umuarama, Vila São Paulo e Cibratel. E a Administração Municipal trabalha para obter novos convênios para implantar em mais 10 novos locais da Cidade.

Cada um dos aparelhos possui uma função pré-determinada, com os exercícios localizados para trabalhar a parte óssea e muscular. O exemplo é o Twist Lateral, que é responsável por trabalhar a cintura e o músculo vasto lateral localizado na região da coxa e o Leg Press, que exercita a coxa e os membros inferiores. O aparelho nomeado como Suspino Vertical serve para uso exclusivo de pessoas com deficiência, pois trabalha o peitoral, tríceps e o bíceps.

O educador físico Isaías José Gomes, que atua na Academia de Saúde do Gaivota, recomenda aos interessados em praticar as atividades físicas que  utilizem roupas leves, tênis, levar uma toalha e uma garrafa de água, principalmente em dias de calor, para evitar desidratação. Para evitar lesões musculares, antes do início das atividades é interessante fazer uma série de alongamentos. Após esse procedimento, o interessado pode passar a fazer uso dos aparelhos da Academia ao Ar Livre.

Tratamento e prevenção de doenças crônicas como a hipertensão e o combate ao sedentarismo são benefícios obtidos a partir da oferta à prática de exercícios. “Uma das doenças do século é a osteoporose, doença que deixa os ossos enfraquecidos. A prática de uma atividade física trabalha tanto na prevenção como no fortalecimento muscular”, acrescentou o educador físico.

ACADEMIAS EXISTENTES – A Prefeitura de Itanhaém conta com aparelhos para a prática de ginástica ao ar livre nos bairros do Suarão, Savoy, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion, Oásis, Savoy, Jardim Ieda, Gaivota, Guapiranga, Chácara das Tâmaras e Guapurá. Futuramente as regiões do Cibratel, Umuarama e Vila São Paulo serão contempladas com a instalação. E a Prefeitura já trabalha para obter convênios com o Governo do Estado visando a implantação de mais dez conjuntos de aparelhos para outros bairros.

MAIS AÇÕES – Outra iniciativa do Programa Cidade Saudável foi a implantação da Academia da Saúde do Gaivota, que desde 2014 presta serviço de prevenção e tratamento contra doenças crônicas, em complemento à assistência oferecida pelas Unidades de Saúde da Família (USF). Essa academia conta com espaços reservados para atividades coletivas, como exercícios localizados, apontados como aliados no combate ao sedentarismo e a obesidade. As atividades coletivas na Academia da Saúde, com o acompanhamento do educador físico Isaías José Gomes, são feitas todas às quartas-feiras, a partir das 14 horas. O local está aberto à população da Cidade e a todas as idades.

Da Prefeitura de Itanhaém

Artigo anteriorEm Santos, novo corredor de ônibus já beneficia 55 mil usuários
Próximo artigoEm Sorocaba, ações de combate à dengue continuam nesta semana