Desenvolvido pela Prefeitura de Itanhaém, o Programa Cidade Saudável já beneficia dez bairros com áreas públicas dotadas de academias ao ar livre. Com isso, pretende-se estimular na população o conceito de hábitos saudáveis e combater o sedentarismo, responsável pelo surgimento de várias doenças crônicas relacionadas com a hipertensão. Outros três bairros da Cidade devem receber os equipamentos em breve: Umuarama, Vila São Paulo e Cibratel. E a Administração Municipal trabalha para obter novos convênios para implantar em mais 10 novos locais da Cidade.
Cada um dos aparelhos possui uma função pré-determinada, com os exercícios localizados para trabalhar a parte óssea e muscular. O exemplo é o Twist Lateral, que é responsável por trabalhar a cintura e o músculo vasto lateral localizado na região da coxa e o Leg Press, que exercita a coxa e os membros inferiores. O aparelho nomeado como Suspino Vertical serve para uso exclusivo de pessoas com deficiência, pois trabalha o peitoral, tríceps e o bíceps.
O educador físico Isaías José Gomes, que atua na Academia de Saúde do Gaivota, recomenda aos interessados em praticar as atividades físicas que utilizem roupas leves, tênis, levar uma toalha e uma garrafa de água, principalmente em dias de calor, para evitar desidratação. Para evitar lesões musculares, antes do início das atividades é interessante fazer uma série de alongamentos. Após esse procedimento, o interessado pode passar a fazer uso dos aparelhos da Academia ao Ar Livre.
Tratamento e prevenção de doenças crônicas como a hipertensão e o combate ao sedentarismo são benefícios obtidos a partir da oferta à prática de exercícios. “Uma das doenças do século é a osteoporose, doença que deixa os ossos enfraquecidos. A prática de uma atividade física trabalha tanto na prevenção como no fortalecimento muscular”, acrescentou o educador físico.
ACADEMIAS EXISTENTES – A Prefeitura de Itanhaém conta com aparelhos para a prática de ginástica ao ar livre nos bairros do Suarão, Savoy, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion, Oásis, Savoy, Jardim Ieda, Gaivota, Guapiranga, Chácara das Tâmaras e Guapurá. Futuramente as regiões do Cibratel, Umuarama e Vila São Paulo serão contempladas com a instalação. E a Prefeitura já trabalha para obter convênios com o Governo do Estado visando a implantação de mais dez conjuntos de aparelhos para outros bairros.
MAIS AÇÕES – Outra iniciativa do Programa Cidade Saudável foi a implantação da Academia da Saúde do Gaivota, que desde 2014 presta serviço de prevenção e tratamento contra doenças crônicas, em complemento à assistência oferecida pelas Unidades de Saúde da Família (USF). Essa academia conta com espaços reservados para atividades coletivas, como exercícios localizados, apontados como aliados no combate ao sedentarismo e a obesidade. As atividades coletivas na Academia da Saúde, com o acompanhamento do educador físico Isaías José Gomes, são feitas todas às quartas-feiras, a partir das 14 horas. O local está aberto à população da Cidade e a todas as idades.
Da Prefeitura de Itanhaém