Início Eleições 2012 Programa ConscientizAR fiscaliza frota da EMTU

Programa ConscientizAR fiscaliza frota da EMTU

Com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos ônibus a diesel que operam em sistemas gerenciados pela EMTU, o programa ConscientizAR fiscaliza os motores de carros de 37 empresas concessionárias permissionárias das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

A frota total é composta por cerca de 6 mil ônibus do sistema regular, 15 mil do fretamento e 600 veículos escolares. O trabalho de campo do programa, criado em 2008, é realizado diariamente por técnicos treinados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

A equipe averigua o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos. A emissão acima dos níveis permitidos está associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Quando há registro de irregularidade, a empresa deve se adequar ao nível de emissão permitido pela regulamentação e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.