Início Notícias do PSDB Programa habitacional petista continua sendo mera ficção

Programa habitacional petista continua sendo mera ficção

Caixa Econômica omite dados desfavoráveis ao governo federal

Criado com a meta de construir um milhão de moradias e reduzir o déficit habitacional do Brasil de seis milhões de domicílios, o programa Minha Casa, Minha Vida, segundo o deputado Fernando Chucre (SP), despreza a parcela da sociedade que recebe entre zero e três salários mínimos e prioriza a população com melhores condições financeira.

Chucre afirma que “o Minha Casa, Minha Vida serve apenas para aquecer o mercado da construção civil, mas não tem resultado prático, as famílias continuam sem moradia”. Arquiteto e urbanista, o deputado acrescenta: “O sonho da casa própria tronou-se um pesadelo para a população que realmente precisa de moradia”.

Exemplo desse “pesadelo”, a Folha de S. Paulo, na edição desta sexta-feira, leva a público que, em relação às famílias com renda até três salários mínimos, desde o lançamento da ação em abril de 2009, só 1,2% das 240.569 unidades habitacionais foi concluído. E só 565, ou 0,23%, das unidades já foram entregues. Desfavoráveis ao Palácio do Planalto, os dados são omitidos pela Caixa Econômica Federal, conforme relata o jornal.

Chucre condena a omissão e afirma que o programa não contribui para a redução do déficit habitacional das famílias com renda até três salários mínimos, segmento que concentra 90% do déficit de domicílios. O projeto prevê a construção de 400 mil moradias para essa faixa de renda. As outras 600 mil são destinadas a famílias com renda de até dez salários mínimos.

Para o deputado, o País precisa de uma política habitacional transparente e perene. “É preciso ter uma ação transparente, séria e comprometida, que reduza o elevado índice de defasagem nessa faixa salarial de até três salários mínimos, pois representa 90% do déficit habitacional.”

A omissão de informações não é o único problema. Como já admitiu a Caixa Econômica em julho, o governo não cumprirá a meta de concluir um milhão de moradias até dezembro, como tem prometido a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A instituição financeira federal afirma que o programa concluiu 120 mil unidades e a expectativa é entregar 300 mil até o fim do ano, o equivalente a 30% da meta.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorArtigo: Herança maldita
Próximo artigoConfira a lista dos candidatos proporcionais do PSDB e seus respectivos números