Início Notícias do PSDB Programa “Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade” será apresentado no Peru

Programa “Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade” será apresentado no Peru

Iniciativa tem por objetivo fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade e preservação dos ecossistemas

SorocabaA convite do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a Prefeitura de Sorocaba participará nesta terça e quarta-feira (dias 25 e 26) do Seminário Internacional Cidades Sustentáveis e Alterações Climáticas, em Lima, no Peru. Na ocasião, o diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Welber Smith, vai falar sobre o Programa “Sorocaba, a Cidade da Sustentabilidade”.

O objetivo do Seminário é promover a troca de experiências e informações relacionadas com a agenda “Cidades Sustentáveis e Alterações Climáticas” entre representantes de governo municipais, regionais e nacionais, setor acadêmico e empresarial, ONGs e outras organizações da sociedade civil.

Entre os temas abordados, estão: governança climática para cidades sustentáveis; segurança climática no planejamento das cidades e territórios; cidades ecoeficientes para as alterações climáticas; qualidade ambiental das cidades em cenários de mudanças climáticas; serviços do ecossistema urbano em resposta à Mudança Climática; e o financiamento para uma Agenda para Cidades Sustentáveis e Alterações Climáticas.

O seminário internacional é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru (MINAM), Fundação Avina, Mesa Redonda de Luta contra a Pobreza (MCLCP), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), International Finance Corporation (IFC) e o Departamento de Embaixada dos EUA.

“Esta é uma reunião preparatória para a COP 13, que vai acontecer em Cancun em 2016. Sorocaba, além de ser vitrine na agenda Biodiversidade Urbana, vai participar deste processo de governos locais que têm a agenda da Biodiversidade como política pública”, destaca o representante da Prefeitura de Sorocaba no evento, Welber Smith.

A 13ª Conferência das Partes (COP13) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas será realizada em Cancún, em dezembro de 2016, e é um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente. O destino vai receber delegados de 196 países, bem como pesquisadores, cientistas, autoridades locais e representantes da sociedade em geral.

Sobre o programa municipal

Capitaneado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo do “Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade” é de fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, com vista a assegurar os serviços dos ecossistemas existentes em Sorocaba.

O programa é realizado em parceria pelas secretarias municipais, mais o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, Parque Tecnológico de Sorocaba (Inova), empresas, universidades, ICLEI, Cetesb, Polícia Ambiental, ICMBio, escolas, ONGs, entidades e Sociedades Amigos de Bairro.

O programa conta com projetos estruturantes já testados na cidade e que vão embasá-los como campanhas e projetos de Educação Ambiental: Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, Plano Municipal de Mata Atlântica, Parque da Biodiversidade, Jardim Botânico, parques e praças, Projeto Meliponário nos Parques, Patrulha Ambiental, plantio e recuperação de áreas públicas degradadas e o livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba”.

“Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade” tem planos e metas traçados até 2020. Uma das ações do governo municipal está sendo a implantação da Praça da Biodiversidade numa área de seis mil metros quadrados localizada na marginal direita do rio Sorocaba. “Este será um espaço no qual a população poderá conferir os dois biomas que temos na cidade e conhecer a flora e a fauna que habita Sorocaba”, explica Welber Smith.

Outra meta será a criação do Observatório da Biodiversidade. “Queremos um espaço para que pessoas pensem na cidade, tenham novas ideias e desenvolvam tecnologias para trabalharmos na conservação da biodiversidade”, destacou. Outra ação citada é o Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, um trabalho de restauração ecológica que a Prefeitura de Sorocaba está realizando na cidade.

Para a realização do programa, a Secretaria do Meio Ambiente prevê também o estabelecimento de políticas públicas para a biodiversidade; a transposição didática das informações técnicas do programa para a população em geral; fomentar programas de diagnósticos de flora e fauna específicos para as áreas restauradas; estabelecer critérios de avaliação das medidas de conservação adotadas através do índice de biodiversidade de cidades.

Entre os inúmeros benefícios do programa estão: o aumento da qualidade ambiental urbana; redução da emissão de carbono; criação de habitats para a flora e fauna; equacionar as necessidades da flora e fauna nativa, como alimento, abrigo, área de vida, entre outras, tornando áreas urbanas em ambientes “amigáveis” para a flora e fauna nativa; opções ao lazer e atividades recreativas; conservação de nascentes; melhoria da qualidade do ar, água e solo; regulação do clima; diminuição de inundações e melhora na paisagem de Sorocaba.

Artigo anteriorMara Gabrilli representa o Congresso Nacional em missão brasileira junto à ONU
Próximo artigo“Aprendizes de feiticeiros”, análise do ITV