Já está na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, o projeto de lei 175/2012, de autoria do líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), que determina a adoção de um número único, o 190 , para emergências e segurança pública em todo território nacional.
O projeto ganhou o apoio dos deputados do PSDB e de outros partidos integrantes do colegiado por uma razão importante: vai facilitar a vida do cidadão, especialmente quando ele está diante de uma situação limite e não tem a mínima condição de se lembrar dos diversos números de telefone para chamar as equipes: bombeiros, polícias, SAMU, entre outros.
“O projeto que apresentei, de um número único para todo tipo de emergência, visa a proteger o cidadão nos momentos mais difíceis. A pessoa que busca o atendimento vai ser direcionada rapidamente para o serviço que procura, sem ter que ficar correndo para descobrir o número certo para acionar o socorro”, ressalta Thame.
Para ele, nesses momentos cruciais, a diferença de um minuto pode significar salvar ou não a vida de uma vítima.
O deputado cita o exemplo da jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de São Paulo, que passou por um problema relacionado à necessidade de chamar um serviço de socorro, quando foi abordada e assaltada em Brasília, fato que relatou em sua coluna.
Ela contou que dois homens armados com revólveres a interceptaram, pegaram seu carro e a deixaram na rua, com frio e assustada. “A jornalista relatou que tentou agir, mas, apenas pensava nos seriados policiais americanos na TV: “Call 911”, sem conseguir lembrar o número da polícia no Brasil, ou em Brasília”, comenta Thame.
Mendes Thame fala sobre seu projeto de lei. Ouça AQUI.