Início Bancada Projeto de Mendes Thame visa reduzir emissão de poluentes por veículos

Projeto de Mendes Thame visa reduzir emissão de poluentes por veículos

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) apresentou projeto de lei que visa reduzir a emissão de poluentes por veículos, um dos problemas ambientais que afetam a qualidade de vida nos centros urbanos.  Como destaca a proposta, os gases lançados por este meio de transportes, como o monóxido de carbono, afetam diretamente a população, causando doenças respiratórias ou até mesmo levando à morte.

O parlamentar sugere o uso do biocombustível como medida para reduzir os riscos da poluição. Derivada de fontes vegetais e orgânicas, essa fonte é considerada limpa e menos agressiva em comparação ao uso da gasolina e o diesel. “É bom lembrar que a mistura química com a adição do álcool sem água à gasolina também contribui significativamente para reduzir a contaminação atmosférica urbana”, afirmou.
A lei vigente (8.723/03) da redução de poluentes limita o percentual de variação entre 18% e 25%, já a proposta de Thame visa alterar esta taxa para o limite de 30% ou redução de até 20%. “Essa alteração tem como objetivo, além de contribuir para a saúde pública, estimular o setor sucroalcooleiro a continuar expandindo as suas atividades em todas as fases da cadeia produtiva”, reforçou.
Segundo o parlamentar o setor produtivo de cana-de-açúcar, mas precisamente dos pequenos produtores, passa por dificuldades em arcar com os custos do corte mecanizado, que hoje se tornou obrigatório, e com isso houve queda na colheita e diminuição das vagas de emprego para os trabalhadores rurais.
Outro fator desfavorável ao setor, de acordo com o deputado, é a queda do preço do açúcar no mercado internacional, que já afeta as exportações brasileiras. As vendas para o exterior somaram US$ 1,7 bilhão no primeiro quadrimestre deste ano, com queda de 24,8% em relação ao mesmo período de 2011 (US$ 2,3 bilhões).
Thame acredita que a aprovação da sua proposição fortalecerá o setor na busca de novas tecnologias que superem os obstáculos econômicos.
Do PSDB na Câmara
Artigo anteriorA pedido de tucanos, comissão debate negativa de registro de medicamento para mieloma
Próximo artigoGovernador de SP anuncia que irá processar Siemens por suposto cartel