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Propaganda do PT: uma escandalosa afronta à Justiça Eleitoral

João Gaião *

Quem como eu assistiu ao programa do PT na TV ontem, pode constatar que mais uma vez Lula e o PT afrontaram a Justiça Eleitoral fazendo propaganda eleitoral antecipada.

Nunca antes na história deste país a Justiça foi tão desafiada. O que piora quando cerca de uma hora depois de ter sido transmitido o programa do PT os juízes do Tribunal Superior Eleitoral condenaram o partido a pagar uma multa de vinte mil reais e Dilma mais cinco mil reais pela propaganda antecipada veiculada no programa do PT em dezembro.

O TSE ainda puniu o partido com perda da veiculação do seu próximo programa, o que ocorrerá no primeiro semestre de 2011. Vale lembrar que no ano que vem não teremos eleições, então a punição terá pouca ou nenhuma eficiência.

Tivessem os juízes do TSE começado a julgar horas antes, a punição teria ocorrido ontem, e não teríamos assistido a mais um descarado desrespeito eleitoral promovido pelo PT.

Só faltou o programa petista terminar com a frase VOTE 13, VOTE DILMA, parecia que já estávamos em pleno mês de setembro!

Mas o programa serviu para mostrar para oposição, que Lula realmente fará qualquer coisa para eleger sua pupila. Não fará esforços e nem respeitará nada, nem ninguém. Portanto a campanha promete ser uma das mais duras e disputadas da história da república, e com certeza, cheia de jogo sujo.

Sobre o ponto de vista conceitual Lula mente várias vezes e Dilma também, um dois momentos mais Pinoquiais, é quando Dilma alega que quando teve o apagão no Brasil de FHC Serra, que levou o país a ter que racionalizar energia, Ela (Dilma) que era secretária de Enegia no Rio Grande do Sul, atuou de maneira que lá não precisaram economizar, pois investiram em energia. Mentira pura e da grossa! O Rio Grande de Sul não participou do racionamento porque a linha de transmissão deles era outra, não se integrava ao sistema que distribuía energia ao resto do país. Não há nenhum mérito para Dilma nesse caso. Como mentem.

Tecnicamente o programa petista foi bem feito, como era de se esperar. Mas era frio, faltou emoção, tanto Dilma como Lula estavam excessivamente dirigidos.

João Santana, usando um truque de gravação com os dois não olhando para câmera e simulando como se estivessem olhando para um interlocutor, tentou passar para o telespectador que era uma conversa informal, quando na verdade estão lendo um texto que está no teleprompter.

Na edição picotaram as falas de Dilma e Lula para dar uma sensação de unidade, ou seja, um completa o raciocínio do outro passando uma impressão unidade. O cineasta Russo, Serguei Esistain, pai da edição cinematográfica defendia esse formato para aumentar a dramaticidade da informação. Essa forma de filmar e editar são muito usadas na publicidade, principalmente quando a pessoa que está falando não tem muita intimidade com a câmera ficando mais a vontade enquanto é filmada. Nesse formato Lula foi bem, é um bom ator, mas Dilma nem assim, ela se entregava porque lia aos soquinhos.

Dilma vai ter que treinar bem mais, principalmente a leitura no teleprompter. João Santana o marqueteiro de Dilma, vai ter muito trabalho pela frente.

Ouso dizer que a continuar assim, não estranhem se Dilma não comparecer aos debates na TV.

João Gaião

Consultor de marketing político

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