Início Bancada Proposta facilitará acesso a obras literárias a pessoas com deficiência visual

Proposta facilitará acesso a obras literárias a pessoas com deficiência visual

21266000431_4db3405466_k-300x197-300x197Com apoio unânime da bancada do PSDB, o Plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (8), em segundo turno, o Projeto de Decreto Legislativo 57/15.

A proposta contém o Tratado de Marraqueche, celebrado em junho de 2013, com medidas para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso.

Por decisão da Mesa Diretora, o texto aprovado terá status de emenda constitucional, conforme prevê a Constituição para tratados internacionais sobre direitos humanos que sejam aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos com quórum de emenda à Constituição.

A deputada Mara Gabrilli (SP) celebrou a apreciação da matéria. “Hoje enfrentamos uma escassez de obras em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual. O tratado promoverá uma grande mudança literária neste país.  Segundo o Censo, são quase 20 milhões de pessoas com esse tipo de deficiência que poderão ter mais acesso à educação, à arte e à cultura por meio desse tratado de direitos humanos”, destacou.

Do PSDB na Câmara

Artigo anteriorHaddad transfere para empresas 29 terminais de ônibus em São Paulo
Próximo artigoTentativa do governo de aumentar impostos encontrará resistência, avisa líder