Transferir famílias de cortiços, que oferecem condições subumanas de vida, para conjuntos habitacionais é uma das principais propostas do candidato do PSDB à Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, para o centro da cidade. Habitações precárias são hoje o maior problema social desta região que é, contraditoriamente, alvo de promissores investimentos para os próximos anos.
O candidato propõe a extinção gradativa dos cortiços nos casarões antigos de bairros como Paquetá, Vila Nova, Centro e Valongo. Para isso, Paulo Alexandre vai investir na construção de novas unidades para as famílias que hoje habitam essas submoradias. O Estado fez nos últimos anos conjuntos com um total de 113 apartamentos e a intenção é unir esforços para acelerar ações habitacionais.
Ainda na área social, as propostas incluem a criação de consultórios de rua, com acolhimento e tratamento de dependentes de crack e apoio a familiares, já que a região central concentra diversos pontos de uso de drogas.
Transformação urbana, turismo e cultura
Outra iniciativa será a revisão do Programa Alegra Centro, implantado em 2003 com objetivo de promover revitalização e desenvolvimento socioeconômico da região central a partir de incentivos à restauração e uso de imóveis históricos, entre outras ações. A ideia é aperfeiçoar este instrumento para acelerar o processo de revitalização.
O Governo Paulo Alexandre propõe ainda a transformação do Mercado Municipal e entorno em um polo turístico, cultural e gastronômico, com obras estruturais e incentivos para o fomento a atividades dessas áreas. A Prefeitura concretizará também, em parceria com Estado, universidades e iniciativa privada, o Parque Tecnológico, cuja instalação, na Vila Nova, recebeu investimento de R$ 10 milhões no período em que Paulo Alexandre Barbosa esteve à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Do outro lado do Centro Histórico, as propostas do tucano contemplam a concretização e ampliação do programa Porto Valongo para toda a região. São também iniciativas previstas no plano de governo a consolidação do Museu Pelé, em obras no antigo Casarão do Valongo, e a criação da sede do Museu Vivo Internacional de Bondes.
No fomento à cultura, o candidato planeja a criação de um Festival Internacional do Café no Centro Histórico, retomando a importância secular da cidade na exportação do grão para várias partes do mundo, e a implantação de uma incubadora de artes e economia criativa, com produção profissional de artesanato e atividades culturais.
No leque de ações para a transformação urbana e desenvolvimento turístico da região central está a ampliação e modernização da Estação Rodoviária Jaime Rodrigues Estrela Jr., porta de entrada da cidade para quem chega em ônibus executivos e excursões, e do Terminal do Valongo, o principal ponto de parada do transporte coletivo municipal. O Cemitério do Paquetá também ganhará ampla reforma.
Trânsito
Está nos planos do governo de Paulo Alexandre Barbosa instalar novas câmeras de monitoramento para o controle de circulação de carretas no Centro. A Prefeitura vai também criar estacionamentos subterrêneos em pontos estratégicos da região central. O governo dará andamento a projetos já iniciados para melhorias urbanísticas e de mobilidade.