Início Notícias do PSDB PSDB chega às eleições como melhor opção para o país

PSDB chega às eleições como melhor opção para o país

PSDB mostra sua expressividade nas capitais brasileiras

Amanhã, 7 de outubro, mais de 138 milhões de eleitores irão às urnas escolher homens e mulheres que ajudarão a administrar os municípios brasileiros. Mais uma vez, o PSDB se apresenta como a melhor opção para o país. Em 2012, o partido chega às eleições com 37 mil candidatos, em 4,4 mil cidades, que concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Além disso, a representatividade das candidaturas tucanas aparecerá em 17 capitais.

O PSDB consolidou o planejamento para essa campanha política há dois anos, unificando discursos e adaptando os planos de governo em consonância com a realidade de cada região. O presidente nacional da legenda, deputado federal Sérgio Guerra (PE), ressalta o principal objetivo do partido.

“Atualmente, administramos 635 municípios. Fizemos um bom trabalho de reestruturação na legenda, executamos uma articulação eficiente entre os diretórios estaduais e municipais e isso terá reflexo nas urnas. Queremos eleger, pelo menos, 900 prefeitos. Temos certeza que iremos crescer principalmente nas localidades com mais de 200 mil eleitores”, avalia.

Em maio deste ano, o PSDB reuniu então pré-candidatos do partido a prefeituras de 74 cidades. No encontro, reiterou a unificação do discurso e diretrizes que deveriam ser repassadas aos militantes, incluindo as boas práticas empreendidas no governo federal e nos estados e municípios que administra. “A população confia e vota na legenda por conta de nossa excelência em gestão nos estados e municípios. Por isso temos que tratar as eleições municipais como prioridade”, declarou Guerra, à época.

Legado

O parlamentar também destaca a importância da atualização cadastral e da reaproximação dos quadros do PSDB, com o resgate de bandeiras históricas. Ele cita ainda o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seus dois governos, com avanços substanciais nas áreas de saúde, educação e infraestrutrura, como a estabilização da economia com o Plano Real, atrelado a inegáveis melhorias em setores como o da telefonia, a instituição dos programas sociais que foram continuados na gestão do PT, a criação das agências reguladoras e a regulamentação dos medicamentos genéricos.

“Não há dúvida alguma de que temos os melhores quadros do país. Conseguimos mesclar a experiência, a juventude e a força da mulher, com candidatos bem preparados, os quais, se eleitos, contribuirão para fortalecer ainda mais o PSDB nos rincões deste país”, observa.

Experiência

Em diversos municípios, os eleitores têm como opção nomes de tucanos com larga experiência política e administrativa. Alguns dos quadros mais importantes estão concorrendo este ano. Na capital paulista, por exemplo, José Serra está na disputa para assumir a prefeitura mais uma vez. Além de um dos fundadores da legenda, foi ex-governador de São Paulo e ex-ministro na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador Cícero Lucena, apresenta-se como a alternativa em João Pessoa (PB). Em Manaus (AM), o partido tem a bagagem do diplomata, ex-prefeito, deputado federal e senador de Arthur Virgílio. A legenda conta ainda com Otávio Leite, no Rio de Janeiro; Luiz Paulo Vellozo Lucas, em Vitória (ES); João Castelo, em São Luís (MA), atual prefeito, que tentará a reeleição, entre outros.

Juventude

A ala jovem do partido também obteve reforço e estabeleceu a meta de lançar, nestas eleições, 500 jovens candidatos. Com a estrutura reorganizada, o segmento realizou, no fim do ano passado, o Congresso Nacional do PSDB Jovem, reunindo mais de mil militantes.

Uma das principais representantes é a candidata à prefeitura de Porto Velho (RO) pelo PSDB, Mariana Carvalho. Aos 25 anos, médica e bacharel em Direito, ela acumula a experiência na administração pública como vereadora da capital de Rondônia. A mais jovem candidata à prefeitura de uma capital nessas eleições herdou a vocação política do pai, Aparício Carvalho, que foi vereador de Porto Velho, deputado federal e vice-governador de Rondônia. Sempre atuante nos assuntos políticos e partidários, filiou-se ao PSDB com 16 anos de idade, mas nunca abandonou a vida acadêmica.

Entre as bandeiras defendidas pelo PSDB Jovem destacam-se o voto distrital, a transformação da corrupção em crime hediondo e sem prescrição, a redução da maioridade penal e a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Mulheres

Sob a presidência de Thelma de Oliveira, o PSDB-Mulher chega às eleições municipais deste ano ainda mais fortalecido. Em maio, o Congresso Nacional teve a presença de mil mulheres ligadas ao partido. O evento serviu, também, para capacitar as 206 candidatas a prefeituras do país, além de 11 mil concorrentes às câmaras municipais.

(Do PSDB nacional) 

Artigo anteriorSerra vai fazer o Piritubão
Próximo artigoDuarte Nogueira faz caminhada pela Rua Barão do Amazonas