Início Notícias do PSDB PSDB-SP tem 11 vencedores de Prêmio Prefeito Amigo da Criança

PSDB-SP tem 11 vencedores de Prêmio Prefeito Amigo da Criança

Onze dos 102 premiados na 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) são gestores do PSDB de São Paulo. Além da prefeita Bel Lorenzetti, de Lençóis Paulistas, reconhecida como uma das cinco do Brasil pelo prêmio de Boas Práticas, as cidades de Barretos, Botucatu, Santos, Caraguatatuba, Garça, Votuporanga, Dois Córregos, Narandiba, Porto Ferreira e Tarumã receberam o Reconhecimento Pleno – prêmio de maior relevância para o Programa.

Para o presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, ver o trabalho dos gestores municipais reconhecido é motivo de orgulho para o PSDB. “Cuidar da criança é tratar bem o presente para melhorar o futuro. Políticas que favorecem as crianças não se limitam a elas, pois beneficiam, de imediato, suas famílias, e em longo prazo, toda a sociedade”, afirmou o deputado.

Em seu discurso durante o evento, Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq, destacou o trabalho dos prefeitos. “Estão presentes neste evento, 102 prefeitos e prefeitas reconhecidos por uma gestão que tratou com prioridade as políticas para a infância, melhorando as condições de vida de mais de 5 milhões de pequenos cidadãos. Nessas cidades foram criadas cerca de 37 mil vagas em creche e 27 mil vagas em pré-escola, e construídas 500 unidades de educação infantil. Também houve redução em torno de 17% das taxas de mortalidade infantil e na infância, além da construção de 247 unidades de saúde, entre hospitais, maternidades e Unidades Básicas de Saúde”, acrescentou.

Foram objeto de avaliação para o reconhecimento, os temas: formulação e institucionalização do plano municipal para infância e adolescência; execução do plano municipal para infância e adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

Programa Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) foi criado em 1996 e tem como objetivo comprometer os dirigentes municipais a priorizar a infância e a juventude em sua gestão, e apoiá-los tecnicamente para o avanço na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O Programa fundamenta-se no tripé mobilização, advocacy e subsídio técnico com foco no compromisso político e qualificação das políticas em benefício de crianças e de adolescentes.

Desde sua primeira edição o Programa já mobilizou mais de seis mil prefeitos. A participação é voluntária e reflete o compromisso dos municípios brasileiros com as políticas para infância e adolescência.

A cada edição, o PPAC propõe um conjunto de ações e ao longo da gestão oferece subsídios técnicos e recomendações (reunidas em relatórios) e promove seminários para auxiliar as cidades. Ao final de cada período, são avaliados os resultados obtidos pelo município.

 

*Com informações da Fundação Abrinq

Artigo anteriorPrefeita de Lençóis Paulista, tucana Bel Lorenzetti recebe prêmio Abrinq
Próximo artigoFundação FHC debate papel municipal na gestão hídrica