Por Marco Vinholi
O advento das federações trouxe ao antigo formato de coligação maior organicidade e solidez e a união de projetos partidários. Se tantas vezes foram apontados como problemas para a nação as alianças fisiológicas de Congresso e as uniões não raro estranhas ao eleitor no período eleitoral, pelo prisma da nova legislação podemos observar a formação de novas alternativas para a sociedade brasileira.
Nesse ultimo sábado, 19/02, o diretório nacional do Cidadania aprovou a formação da federação com o PSDB. Parceiros antigos, dos tempos de Fernando Henrique Cardoso, com programas partidários de vertentes que sempre dialogaram, esses dois partidos têm agora a missão de apresentar ao eleitorado uma nova alternativa ao país.
Evidentemente que começam já apresentando coerência ao eleitor, uma vez que essas agremiações estiveram no mesmo campo político nas últimas três décadas. Do Cidadania somarão, além da sempre presente reserva ética e moral, as teses de desenvolvimento sustentável e da importância da ação do estado na área social. Além dos quadros de destacada atuação no Congresso Nacional, a exemplo do amigo de tantas batalhas, Deputado Arnaldo Jardim.
Também foram fundamentais as lideranças do Governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, que se somam à atuação dos construtores dessa aliança, forjada pelos Presidentes Bruno Araújo e Roberto Freire, e saem muito fortalecidos na concepção de um projeto de desenvolvimento alternativo à polarização do lulobolsonarismo. Toma mais forma e força a terceira via.
Com isso, é momento de solidificar a nova federação nas bases dos partidos, dialogando e convergindo junto as militâncias como espaços de exercício cotidiano da vida política.
Em São Paulo, faremos encontros conjuntos por todo o estado e avançaremos na formação da chapa de deputados estaduais e federais. Uma federação que já representa em São Paulo com mais de 270 prefeitos, 9 deputados federais, 12 deputados estaduais e que sem dúvida será muito maior pós-2022.
Estão fincadas as raízes de um grande projeto nacional que, faço votos, possa agregar mais partidos do centro democrático e assim recolocar nosso país nos trilhos.