Com o objetivo de discutir alternativas para a crise econômica do país, o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promovem, nesta quinta-feira (17/9) em Brasília, o seminário “Caminhos para o Brasil”. O evento conta com a presença do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, do presidente do ITV, José Aníbal, e de diversas lideranças tucanas.
Para o senador Aécio Neves, o encontro que ocorre neste momento no Senado Federal busca “colocar um pouco de luz sobre esse cenário tenebroso da economia brasileira, no qual o PT e seus governos mergulharam o Brasil”.
O presidente nacional do PSDB ressaltou, em entrevista coletiva, que em uma democracia cabe aos que foram eleitos apontar caminhos e construir saídas em momentos de crise. “Nós, da oposição, estamos cumprindo nosso papel ao apontar os equívocos do governo, cobrar coerência entre o discurso da campanha e a ação prática”, disse.
Aécio acrescentou que o preço da crise econômica “vem sendo pago principalmente pelos que menos têm”.
Importância do debate
Em fala na abertura do evento, o presidente do ITV, José Aníbal, avaliou que a situação econômica do Brasil piorou muito ao longo dos últimos oito meses do governo da presidente Dilma Rousseff. Para ele, a gestão petista não dá a devida importância ao debate.
“Essa gente mostrou que, ao longo de treze anos, não deram nenhuma importância ao debate, à economia. A ignorância jamais serviu a alguém. É por isso que estamos aqui hoje, para promover o debate, esclarecer, mostrar. Colocar luz sobre o desafio que nós temos pela frente”, afirmou.
Aníbal disse também que está nos planos do ITV e do PSDB realizar outro debate no futuro, desta vez com o tema Energia.
Participam do seminário “Caminhos do Brasil” o economista e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga; o ex-secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda e economista, Gustavo Franco; o doutor em economia e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessôa e o economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Mansueto Almeida.
Do PSDB Nacional