Início Destaques PSDB elege presidente nacional no dia 18

PSDB elege presidente nacional no dia 18

Filiados ao PSDB, lideranças nacionais e regionais, governadores, senadores, deputados e prefeitos estarão reunidos em Brasília (DF), no dia 18 de maio, para a XI Convenção Nacional do partido.

Será eleito o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para a presidência do partido, em substituição ao atual presidente, deputado Sérgio Guerra (PE).

A expectativa é que cerca de 1,5 mil convencionais, entre delegados dos estados e do Distrito Federal, deputados federais e senadores e integrantes do atual Diretório Nacional, compareçam ao Centro de Eventos Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul. As atividades começam às 9h e prosseguem até às 14h.

Além do novo presidente tucano, serão escolhidos 236 nomes para o Diretório Nacional, entre 177 titulares e 59 suplentes.

O voto é secreto, registrado por meio de cédula.

Pelo estatuto, somente os filiados há pelo menos seis meses antes da realização da convenção podem votar.

Composição – Além do presidente de honra do partido e de ex-presidentes, a Executiva é composta do presidente, primeiro vice-presidente, quatro vice-presidentes, secretário-geral, primeiro e segundo secretários, tesoureiro e tesoureiro-adjunto, dez vogais, bem como os líderes na Câmara e no Senado e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

Encerrada a eleição, o presidente, os integrantes do Diretório Nacional e da Executiva tomam posse automaticamente.

O mandato tem duração de dois anos, sendo facultada uma reeleição.

No dia 18, também serão definidos os nomes dos membros do Conselho de Ética e Disciplina, do Conselho Fiscal, do Conselho Político e o presidente do ITV.

Serviço:
Convenção Nacional do PSDB – eleição da Comissão Executiva Nacional
Data: 18 de maio
Horário: das 9h às 14h
Local: Centro de Eventos Brasil 21, (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A- ao lado da Torre de TV)

Quem vota:
Os atuais membros do diretório nacional, deputados federais e senadores do PSDB e delegados estaduais e do Distrito Federal.

Deliberações:
A Convenção elege o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do partido e o Diretório Nacional que define os integrantes da Comissão Executiva Nacional.

Diretório Nacional e Comissão Executiva Nacional:
Os dois são órgãos de direção e ação partidária. O Diretório Nacional é composto por 177 titulares e 59 suplentes. Integram a Executiva 25 titulares e sete suplentes.

A Executiva é responsável por conduzir as diretrizes estabelecidas pelo Diretório. O presidente da Comissão Executiva Nacional é o presidente nacional do PSDB.

Votação:
As chapas, que devem ser registradas até 12 dias antes da Convenção, apresentam as indicações para o Diretório Nacional. Cada integrante da convenção vota em uma chapa.

O voto é secreto e registrado em cédula. Se houver mais de uma chapa, será vencedora a que alcançar mais de 80% dos votos válidos. Caso exista chapa única, será considerada eleita se tiver, pelo menos, 20% dos votos válidos.

Do PSDB Nacional 

Artigo anteriorCom avanço da inflação, brasileiro já está comprando até 11% menos
Próximo artigoPSDB leva palestra sobre dengue a bairro de Bauru