Início Notícias do PSDB PSDB ELEGE SEIS GOVERNADORES, INCLUINDO MG E SP

PSDB ELEGE SEIS GOVERNADORES, INCLUINDO MG E SP

Nas eleições de outubro, o PSDB saiu vitorioso nas urnas em seis estados, incluindo nos dois maiores colégios eleitorais do país (SP e MG). No próximo ano, os tucanos estarão no comando de São Paulo (José Serra) – foto, Minas Gerais (Aécio Neves), Rio Grande do Sul (Yeda Crusius), Alagoas (Teotonio Vilela Filho), Paraíba (Cássio Cunha Lima) e Roraima (Ottomar Pinto). Ou seja, o partido governará unidades da federação onde residem cerca de 77 milhões de pessoas – 42% da população brasileira (dados de 2005). Apenas o PMDB elegeu mais governadores (7).

Aécio e Ottomar tinham sido reeleitos no primeiro turno, enquanto Serra e Teotonio comandarão seus estados pela primeira vez. O mineiro obteve 77% dos votos válidos em primeiro de outubro, em uma demonstração da força do governo tucano no estado. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Saúde, por sua vez, alcançou 57,93% dos votos válidos (12,3 milhões). Com a vitória de Serra, o PSDB comandará o estado por 16 anos. Em Alagoas, o partido chegou a 55,88% dos sufrágios, enquanto Ottomar atingiu 62,02% em Roraima.

Nesse domingo, os tucanos conquistaram mais dois estados, com Yeda entrando para a história, como sendo a 1º mulher a comandar o RS. Já Cássio Cunha Lima foi reeleito, em uma comprovação de que a população paraibana aprovou sua primeira gestão.

CONGRESSO E ASSEMBLÉIAS

No Congresso, o PSDB entra com força política bastante expressiva na próxima Legislatura, com 66 deputados e 14 senadores. Na Câmara, o partido terá a 3ª maior bancada. Dos 66 eleitos, 35 se reelegeram e outros 31 exercerão o primeiro mandato como titulares.

Já no Senado, quatro novos tucanos estréiam: Cícero Lucena (PB), Marconi Perillo (GO), Mário Couto (PA) e Marisa Serrano (MS), enquanto o hoje líder da minoria na Casa, Alvaro Dias (PR), foi reeleito em 1º de outubro. Além disso, 148 deputados estaduais do PSDB exercerão seus mandatos nas Assembléias Legislativas a partir do próximo ano.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorO candidato a presidente da R…
Próximo artigo“PRECISAMOS TIRAR O BRASIL DESSA ARMADILHA QUE INIBE A PRODUÇÃO E O CRESCIMENTO”