O PSDB é o partido mais bem posicionado nas eleições municipais do próximo domingo, 7 de outubro, entre as capitais e cidades que têm os maiores colégios eleitorais.
De acordo com as últimas pesquisas de opinião do Ibope e do Datafolha, os candidatos tucanos estão na primeira ou segunda colocação em 11 das 26 capitais. O PSDB também está à frente na disputa pelas cidades com mais de 150 mil eleitores, segundo levantamento obtido pelo jornal Valor Econômico e elaborado pelo próprio PT, maior adversário do PSDB.
Por outro lado, o PMDB, maior parceiro do PT no governo Dilma Rousseff, deve sair como o maior perdedor nas capitais. Em 2008, os pemedebistas venceram em seis cidades. Agora, está no páreo em seis, mas tem chances em apenas duas: Rio de Janeiro e Boa Vista.
O PSDB está em boa posição em várias disputas. Entre as dez maiores cidades, por exemplo, o partido tem chances em São Paulo, com o ex-governador José Serra; em Manaus, com o ex-senador Arthur Virgílio; e em Belém, com o deputado federal Zenaldo Coutinho.
Nas capitais com menor eleitorado o PSDB aparece entre os dois primeiros lugares em nada menos que 7 das 16 cidades. E situação bastante confortável em duas delas: Maceió, com o deputado federal Rui Palmeira, e Vitória, com o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas.
(Com informações do jornal Valor Econômico)