Início Eleições 2012 PSDB-Mulher: Três palestras marcam a última semana do Outubro Rosa em Brasília

PSDB-Mulher: Três palestras marcam a última semana do Outubro Rosa em Brasília

Brasília – A agenda do Outubro Rosa tem programação intensa, com três palestras, a partir do próximo domingo (20) até o dia 26, no Distrito Federal (DF). Há palestras com as médicas Quitéria dos Santos e Neila Aidar, em dias distintos, sobre o câncer de mama. As profissionais informarão sobre meios de prevenção, detecção da doença e o tratamento, além dos sintomas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, a cada ano, surgem em média 22% novos casos . Os especialistas afirmam que, se diagnosticado e tratado de forma precoce, o prognóstico é positivo. Porém, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são consideradas elevadas.

No domingo (20), a partir das 10h, a médica Neila Aidar fará palestra na Igreja de Deus, localizada na Rodovia DF 150, Km 12, nº 40, no Núcleo de Sobradinho, a 25 quilômetros (km) do Plano Piloto, em Brasília. À tarde, a partir das 16h, a médica Quitéria dos Santos fará palestra na QR 621, conjunto 4, casa 2, em Samambaia Norte, que também fica a 25 km do Plano Piloto.

A última ocorrerá no próximo dia 26 (sábado), a partir das 15h. A médica Quitéria dos Santos falará sobre a importância do diagnóstico rápido e preciso do câncer de mama para trata-lo durante palestra na Escola Classe 203, na QR 203, em Santa Maria, que fica a 26 km do Plano Piloto.

Iniciativa – O Outubro Rosa é uma iniciativa do PSDB-Mulher, que atua na defesa dos direitos femininos, em especial, na área da saúde e da cidadania. Conta com o apoio de instituições de ensino e da saúde e simpatizantes. O Portal do PSDB Mulher, este mês, está na versão rosa, em alusão à campanha.

“O Outubro Rosa é um momento importante da luta das mulheres no combate ao câncer de mama em todo o mundo. Momento de reflexão, de conscientização e de cobrança das autoridades. Reflexão e cobrança sobre o pouco que o governo federal faz para atender às mulheres que ficam doentes”, disse a Presidente Nacional do PSDB-Mulher, Solange Jurema.

Solange Jurema acrescentou que é fundamental cada mulher se prevenir e saber se auto-examinar. “[É o] momento de conscientização porque a prevenção é importantíssima para as mulheres se precaverem. Então, quando todo o mundo se volta para o problema, é sim um momento especial”, ressaltou ela.
Pelas estatísticas oficiais, de cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no país, quatro morrem – uma taxa bem superior a verificada em outros países europeus, por exemplo, que tem uma média de duas mortes a cada dez mulheres.

Artigo anterior“Obras de mentirinha”, análise do ITV
Próximo artigoSP quer reduzir abandono de bicho em parque