Início Notícias do PSDB PSDB quer auditoria em fundos que aplicaram na Bancoop

PSDB quer auditoria em fundos que aplicaram na Bancoop

Sen. Álvaro Dias (PR) pede que TCU investigue Previ, Funcef e Petros

O senador Álvaro Dias (PR) apresentou à Mesa Diretora do Senado, nesta terça-feira, um requerimento para que o Senado solicite ao Tribunal de Contas da União uma auditoria nos fundos de pensão que aplicaram recursos na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Sob a gestão do petista João Vaccari Neto – atual tesoureiro do PT e indicado para coordenar a campanha da ministra Dilma Roussef -, a cooperativa é acusada de desviar mais de R$ 100 milhões dos recursos dos seus associados prejudicando mais de 400 famílias.

Em outro requerimento, o senador tucano solicita que promotor de Justiça José Carlos Blat, responsável pelas investigações, seja convidado para depor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) . De acordo com Dias, no total, a Previ, do Banco do Brasil, Funcef , da Caixa, e a Petros, da Petrobras, aplicaram R$ 26 milhões na cooperativa. “Foi uma aplicação imprudente”, ressaltou o senador em seu requerimento lembrando que a operação foi feita em 2004 “quando a Bancoop já enfrentava um eminente colapso financeiro”.

Nesse contexto, continua o senador, e “diante da gravidade dos fatos e do itinerário delituoso percorrido por essa cooperativa, por intermédio de seus dirigentes, em operações que caracterizam flagrante desvio de dinheiro público, torna-se imprescindível colher do Promotor de Justiça José Carlos Blat informações pertinentes ao caso, no intuito de auxiliar o Senado Federal em sua função fiscalizadora. Principalmente porque, no caso dos fundos de pensão, se trata de dinheiro público.

Ele lembra que, em suas investigações, o Ministério Público conclui “que os dirigentes da BANCOOP, por meio de empresas de fachada, operaram um esquema de desvio de dinheiro para campanhas eleitorais que incluía, até mesmo, a extorsão das empresas que eram responsáveis pela construção das obras, para que financiassem ilegalmente os políticos por eles indicados”. O promotor também conclui que os recursos financiaram campanhas do PT, inclusive a do presidente Lula em 2002.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorGoverno de SP anuncia projeto para ponte entre Santos e Guarujá
Próximo artigoOposição turbina equipe de advogados para conter pré-campanha de Dilma