Início Notícias do PSDB PSDB realizará prévias para presidente em outubro

PSDB realizará prévias para presidente em outubro

Do Diretório Nacional 

O PSDB vai realizar, em outubro deste ano, prévias para a escolha de seu candidato à Presidência da República em 2022. A decisão foi publicada em Resolução assinada pelo presidente nacional do partido, Bruno Araújo.

Resolução da Presidência CEN-PSDB 001/2021

A eleição para a escolha de candidatos a cargos majoritários está prevista no artigo 151 do Estatuto do PSDB e deve ocorrer “sempre que houver mais de um candidato disputando a indicação do partido”. O mesmo artigo também garante à Executiva Nacional a prerrogativa de disciplinar a realização das prévias. Já o artigo 152 assegura que o candidato vencedor terá seu nome homologado pela Convenção convocada para este fim.

Calendário
De acordo com a Resolução, o calendário das prévias tucanas terá início já no dia 30 de abril, data limite para a constituição da Comissão Partidária para Prévias. As regras deverão ser aprovadas pela Executiva até 15 de junho. O prazo entre 01º e 10 de agosto será destinado à inscrição dos pré-candidatos, que poderão iniciar propaganda intrapartidária a partir de 01º de setembro. As prévias estão agendadas para o dia 17 de outubro.